Anatomia (grego = ANATOMÉ = cortar em partes e por definição vem a ser o estudo das partes), enquanto que fisiologia (grego = PHISIS = natureza, função; LOGOS = estudos das funções). 
 
     Como base para o nosso estudo veremos a Anatomia e Fisiologia no homem fazendo algumas comparações com a Anatomia e Fisiologia dos animais, invertebrados e vertebrados, quando necessário. Temos que ter sempre a visão de que não iremos comparar Anatomia e Fisiologia Humana com a de todos os animais. Se fizéssemos, estaríamos estudando a Zoologia, o que não é nosso objetivo. Por exemplo, quando formos estudar o aparelho digestivo humano, iremos estudar também a digestão nas aves, mas não necessariamente daremos ênfase a todos os vertebrados ou invertebrados. Já no estudo de outra parte da matéria, pode ser desnecessário comentar sobre aves, dando então ênfase a outros seres que, no assunto em questão, venham a ser de maior importância para a nossa matéria no vestibular e segundo grau. 
 
     0 corpo humano se mantém em equilíbrio com o meio ambiente através de seus vários sistemas (conjunto de órgãos que atuam com um mesmo objetivo). Os Sistemas Ósseo e Muscular, por exemplo, atuam na sustentação e movimentação do organismo através das várias articulações do nosso corpo que é revestido pelo Tegumento (pele nos vertebrados).O Sistema Digestivo é responsável pela transformação do alimento que, após ser absorvido no intestino, vai ser transportado pelo Sistema Circulatório que vai também transportar o oxigênio e o gás carbônico capturado e eliminado, respectivamente, pelo Sistema Respiratório. Circulando pelo sangue, os resíduos celulares serão filtrados nos rins e eleminados pelo Aparelho Excretor (urinário). Ainda para o perfeito funcionamento do organismo, participam os Sistema Sensorial (pele, visão, audição, olfato e gustação), Sistema Nervoso que atua principalmente através de nervos originando as rápidas modificações (ou movimentações) de nosso organismo e o Sistema Endócrino (hormonal) que atua através de substâncias químicas - os hormônios - que vão originar as lentas modificações no organismo (você se lembra muito bem das "coisinhas"que, esperava que desenvolvessem logo - pêlos, pênis, seios, tonalidade de voz, etc. São todas alterações causadas por hormônios). Agora vamos lembrar de algo que é fundamental para o equilíbrio do organismo e perpetuação da vida - o Sistema Reprodutor que também estudaremos em nossa matéria. 

     Pelo que foi visto acima, é necessário uma integração de todos os sistemas para o perfeito funcionamento do organismo, ou seja, para o eqüilíbrio do meio interno. 
 
     Todos os sistemas que ajudam a manter o meio interno constante estão mantendo o que se denomina de Homeostasia. Essa tendência dos organismos à manutenção de um meio interno constante é o que se denomina de Homeostase (grego = HOMOIOS = igual; STASIS = permanente, constante). A Homeostase é, portanto, o equilíbrio dinâmico entre as funções do organismo.