Ao iniciar o estudo das principais doenças causadas por Protozoários é conveniente que você se lembre de alguns dos conceitos básicos utilizados na Parasitologia. Portanto, vamos a eles: 

     AGENTE ETIOLÓGICO - é o agente causador ou o responsável pela origem da doença. Pode ser um vírus, bactéria, fungo, protozoário ou um helminto. 

     ENDEMIA - quando o número esperado de casos de uma doença é o efetivamente observado em uma população em um determinado espaço de tempo. 

     DOENÇA ENDÊMICA - aquela cuja incidência permanece constante por vários anos, dando uma idéia de equilíbrio entre a população e a doença. 

     EPIDEMIA - é a ocorrência, numa região, de casos que ultrapassam a incidência normalmente esperada de uma doença. 

     INFECÇÃO - é a invasão do organismo por agentes patogênicos microscópicos. 

     INFESTAÇÃO - é a invasão do organismo por agentes patogênicos macroscópicos. 

     VETOR - organismo capaz de transmitir agentes infecciosos. 0 parasita pode ou não desenvolver-se enquanto encontra-se no vetor. 

     HOSPEDEIRO - organismo que serve de habitat para outro que nele se instala encontrando as condições de sobrevivência. O hospedeiro pode ou não servir como fonte de alimento para a parasita. 

     HOSPEDEIRO DEFINITIVO - é o que apresenta o parasito em fase de maturidade ou em fase de atividade sexual. 

     HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO - é o que apresenta o parasito em fase larvária ou em fase assexuada. 

     PROFILAXIA - é o conjunto de medidas que visam a prevenção, erradicação ou controle das doenças ou de fatos prejudiciais aos seres vivos.