Notícias ATUALIDADES

ATUALIDADES

O Censo 2010

06/08/10 - IGBE (AC) Imprimir

Em 2010, o IBGE realizará o XII Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.

O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos.

A fase preparatória da operação censitária teve início em 2007 e seus trabalhos foram intensificados a partir de 2008. A coleta começou no dia 1º de agosto de 2010 e o início da divulgação dos resultados em dezembro do mesmo ano.

Percorrer por inteiro um país como o Brasil, de dimensões continentais, com cerca de 8 milhões de km2 de um território heterogêneo e, muitas vezes, de difícil acesso, é uma tarefa que envolve grandes números. Veja os números que mostram as dimensões do Censo 2010:
- Universo a ser recenseado: todo o Território Nacional
- Número de municípios: 5.565 municípios
- Número de domicílios: aproximadamente 58 milhões de domicílios
- Número de setores censitários: 314.018 setores censitários
- Pessoal a ser contratado e treinado: cerca de 240 mil pessoas (coleta, supervisão, apoio e administrativo)
- Orçamento previsto: R$ 1,4 bilhão
- Tecnologia: centenas de computadores em rede nacional, rede de comunicação em banda larga e 220 mil computadores de mão equipados com receptores de GPS
- Unidades executoras: 27 unidades estaduais, cerca de 7 mil postos de coleta informatizados e 1.200 Coordenações de Subárea

Revisão do Universitário
Você é bom em...