Universitário

A educação no Brasil

20/08/10 -   F:  Wikipédia

Educação Brasileira
No Brasil, a educação é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.

PDE – Plano de desenvolvimento da Educação

A principal meta do PDE é uma educação básica de qualidade, para isso deve-se investir na educação profissional e na educação superior. Para isso se tornar realidade deve acontecer o envolvimento de todos: pais, alunos, professores e gestores, em busca da permanência do aluno na escola. Com o PDE o Ministério da Educação pretende mostrar tudo o que se passa dentro e fora da escola e realizar uma grande prestação de contas. As iniciativas do MEC devem chegar a sala de aula para beneficiar a criança para atingir a qualidade que se deseja para a educação brasileira. O PDE foi editado no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e este por premissas a visão sistêmica da educação, a sustentação da qualidade do ensino e a prioridade a educação básica.

Níveis de Ensino
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação no Brasil se divide em:
- Educação Infantil (antigo pré-escolar)
- Ensino Fundamental (antigo primeiro grau)
- Ensino Médio (antigo segundo grau)
- Ensino Superior
- Educação de Jovens e adultos (antigo supletivo)
- Ensino Técnico