Universitário
Notícias    MEDICINA

Conceito de medicina

06/10/10 -   F:  Wikipédia

A medicina é uma das muitas áreas do conhecimento humano ligada à manutenção e à restauração da saúde. Em um sentido amplo, ela trabalha com a prevenção e cura das doenças humanas num contexto médico. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Medicina.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não é apenas a ausência de doença que é considerada saúde, mas, sim, o bem-estar físico, mental, psicológico e social do indivíduo. É um estado cumulativo, que deve ser promovido durante toda a vida, de maneira a assegurar que seus benefícios sejam integralmente desfrutados em dias posteriores. Nesse contexto, diretrizes de organizações supra-nacionais compostas por eminentes intelectuais do globo relacionados à área de saúde estabeleceram um novo paradigma de abordagem em medicina.

O Santo Patrono da Medicina é São Lucas.

Medicina, derivada do latim ars medicina, significa a arte da cura.

O conceito de Medicina tradicional refere-se a práticas, abordagens e conhecimentos - incorporando conceitos materiais e espirituais -, técnicas manuais e exercícios, aplicados individualmente ou combinados, a indivíduos ou a coletividades, de maneira a tratar, diagnosticar e prevenir doenças, ou visando a manter o bem-estar.

A atual prática da medicina utiliza em seu favor conhecimentos obtidos por diversas ciências, como biologia, química, física, antropologia e epidemiologia. Trata-se, na verdade, de várias ligações das ciências relacionadas à saúde. Em um conceito estrito, a Medicina busca a saúde humana por meio de estudos, diagnósticos e tratamentos, e, no conceito mais amplo, aliviar o sofrimento humano e manter o seu bem-estar global. De modo geral, a Medicina engloba os campos de clínica médica, cirurgia, pediatria, tocoginecologia e saúde pública.