Universitário
Universitário Notícias
Notícias    CIÊNCIA

Quais as principais diferenças entre vírus e bactéria?

22/10/10 -   F:  Nova Escola

Bactérias

Estrutura: Microrganismo unicelular com membrana e citoplasma, sem núcleo definido. Seu material genético, o ácido desoxirribonucleico (DNA), fica disperso.
Modo de vida: Algumas são parasitas e causam doenças como a pneumonia e a cólera (veja a foto acima). Outras mantêm uma relação harmoniosa com os seres vivos, como as que vivem no intestino humano, auxiliando a digestão. Há ainda as que se alimentam de matéria orgânica morta.
Tamanho: O diâmetro da maioria varia entre 0,2 e 2 micras (unidade que representa 1 milésimo de milímetro) e o comprimento entre 2 e 8 micras. Elas são visíveis a olho nu (se reunidas em colônias) ou com auxílio de microscópios ópticos.
Sensível a antibióticos? Sim.

Vírus

Estrutura: Microrganismo acelular. Os mais simples apresentam uma cobertura proteica que envolve seu material genético - o ácido desoxirribonucleico (DNA) ou o ribonucleico (RNA).
Modo de vida: Todos são parasitas intracelulares. Alguns causam doenças em seres vivos, como a aids , a gripe, o sarampo e a rubéola.
Tamanho: Geralmente, eles são menores que as bactérias. O comprimento varia entre 20 e 1.000 namômetros (unidade que representa 1 milionésimo de milímetro). São visíveis somente com auxílio de microscópios eletrônicos.
Sensível a antibióticos? Não.