Notícias ENEM

ENEM

Saiba mais sobre as quatro áreas de conhecimento cobradas pela prova

03/11/10 - G1 - Vestibular (AC) Imprimir

Desde 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a cobrar o conteúdo do ensino médio dividido em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias.

No dia 6 de novembro, as provas ocorrerão das 13h às 17h30, com questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 7 de novembro, a prova será realizada das 13h às 18h30, com perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias. Segundo o Inep, 4,6 milhões de candidatos estão inscritos no exame.

Para se dar bem o aluno precisa estar atualizado, porém não deve decorar os assuntos. A informação precisa ser aprendida e com prazer, além de saber qual é a importância do assunto para o dia a dia.

Matemática e suas tecnologias

Nesta área, a prova vai cobrar conhecimentos de matemática aplicados no cotidiano. Devem cair questões contextualizadas que exigem domínio sobre o sistema internacional de medidas, grandeza em comparação, álgebra, além de interpretação de gráficos e tabelas.

As perguntas vão buscar a interpretação dos problemas matemáticos, fugindo da decoreba. Será uma prova de raciocínio lógico, uma matemática diferente da que estamos acostumados na escola. Cobra conteúdos mínimos.

Ciências humanas e suas tecnologias

Nesta área, a prova vai cobrar conhecimento de história, sociologia, geografia e filosofia. Devem aparecer questões sobre evolução tecnológica, conflitos territoriais, uso de recursos naturais, além de temas ligados à conquista de direitos como o Estatuto Racial, da Criança e do Adolescente e do Idoso, entre outros.

São temas da atualidade, do período pós-guerra, a partir de 1945. Outra tendência é ter um tom mais critico e reflexivo.

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Nesta área, a prova vai cobrar conhecimento de português, literatura, artes, educação física e pela primeira vez, línguas. O aluno poderia optar entre inglês e espanhol.

Caem mais questionamentos que exigem interpretação do que gramática. Devem aparecer perguntas sobre manifestação cultural, modernismo e novas tecnologias.

Neste campo, a exemplo do ano passado, devem aparecer textos alternativos de revistas segmentadas, além de charges. O aluno que tem uma visão critica, que leu durante o ano bons jornais e portais, vai sair na frente.

Ciências da natureza e suas tecnologias

Nesta área, a prova vai cobrar conhecimentos de química, física e biologia. Novas formas de energia, índices que retratam a qualidade de vida e perguntas que comparam o consumo de energia dos produtos devem aparecer neste campo, além de temas sobre preservação ambiental.

Revisão do Universitário
Você é bom em...