Notícias MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

A numeração maia

08/09/11 - Wikipedia (pp) Imprimir

O sistema de numeração maia adotado pela civilização pré-colombiana dos Maias é um sistema de numeração vigesimal, ou seja, tem base vinte. A origem desta base de contagem é o número de dedos somando os dedos das mãos e o dos pés.

Os numerais são representados por símbolos compostos por pontos e barras, sendo o zero a única exceção por ser representado pelo desenho de uma concha. Por exemplo, o número doze é escrito usando dois pontos na horizontal sobre duas barras também horizontais como mostra o diagrama.

Curiosidades sobre o sistema de numeração maia: O símbolo . era usado até quatro vezes, o símbolo - era usado até três vezes.

Números superiores a dezenove são escritos na vertical seguindo potências de vinte em notação posicional. Por exemplo o número trinta e três é escrito como um ponto seguido logo abaixo por três pontos horizontais sobre duas barras que representam uma vintena e treze unidades. De fato 20 + 13 = 33 usando o sistema decimal.

Outro exemplo é o número 5125 que pode ser decomposto em potências de vinte da seguinte forma:

Portanto seria escrito de cima para baixo usando os numerais doze, dezesseis e cinco.

O sistema de contagem vigesimal também influenciava calendário maia sendo o fechamento de um período de vinte anos um momento parecido com o fechamento de uma década para nós. Alguns calendários usavam um sistema modificado de contagem onde a terceira casa vigesimal não denotava múltiplos de 20 × 20, mas sim de 18 × 20 pois assim era possível uma contagem aproximada da duração em dias do ano solar dado que 18 × 20 = 360.

Leia mais sobre:
      Numeração Maia