Notícias TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Motorola e Google apresentam o Moto X

02/08/13 - Folha de S.Paulo (gl) Imprimir

Resultado da parceria das duas empresas, o smartphone é personalizável.

A Motorola Mobility, empresa controlada pelo Google desde 2012, anunciou o smartphone Moto X, que será lançado no fim de agosto ou no começo de setembro nos Estados Unidos com múltiplas opções de cor e duas de memória interna, alternativas que, se combinadas, resultam em 504 versões possíveis do aparelho.

É o primeiro aparelho desenvolvido em conjunto pelas duas empresas. Nos EUA, ele custará US$ 199 na versão de 16 Gbytes sob contrato de dois anos, mesmo valor pelo qual são comercializados o iPhone 5, o Galaxy S 4 e o HTC One, aparelhos de topo de linha.

A Motorola disse que o Canadá e países da América Latina receberão o aparelho no mesmo período previsto para os EUA.

Clientes poderão escolher, antes de fazer a compra do telefone, entre 18 cores traseiras, duas frontais (preta e branca), sete para detalhes de botões e para o anel da câmera e armazenamento de 16 Gbytes ou 32 Gbytes (esta custará US$ 249). Também há opção de gravar texto na parte traseira do aparelho.

Clientes que não ficarem satisfeitos com a versão que escolheram poderão devolver o Moto X em até duas semanas de seu recebimento para selecionarem um diferente.

O telefone usa o sistema Android 4.2 (Jelly Bean) com modificações feitas pela Motorola - em contraste com aparelhos da linha Nexus, que rodam versões "puras" e mais atualizadas do sistema do Google.

A versão mais recente do Android é a 4.3.

No Ponto

A tela é de 4,7 polegadas e tem resolução de 1.280 x 720 pixels, algo abaixo dos já costumeiros 5 polegadas e 1.920 x 1.080 pixels. A escolha por uma definição teoricamente mais baixa é para evitar que a bateria seja gasta muito rapidamente, segundo a companhia.

A bateria do Moto X deve durar "um dia inteiro e invadir a noite", segundo a empresa.

O tamanho também é reduzido em relação aos smartphones de topo de linha lançados recentemente, o que potencialmente melhora sua operação com uma só mão.

Entre as novidades que traz o aparelho estão o reconhecimento individual da voz do dono e o gesto de girar o pulso para acionar a câmera.

Leia mais sobre:
      Smartphone