Curso Pré-Universitário





 
Universidades
  UFRGS
  PUCRS
  UFCSPA
  Instituições Públicas
  Instituições Privadas

 
Vestibular
  Inscrições
  Gabaritos
  Listão
 
Carreiras
  Profissões
  Área Médica
  Direito
  Engenharias
  Intercâmbio

 
Governo
  Enem
  Prouni
  MEC

 
Diversas
  Atualidades
  Ecologia
  Eventos Culturais
  Ciência
  Tecnologia
Notícias MEC

MEC

Lançado programa de bolsas para estudo de francês

18/12/13 - Zero Hora (rm) Imprimir

Benefícios serão concedidos a candidatos do Ciência sem Fronteiras.

Há quem diga que falar inglês, hoje, não é mais um diferencial,mas um requisito básico.Por isso, conhecer línguas pode abrir muitas portas para crescer na carreira.

Quanto mais cedo se entra em contato com um idioma estrangeiro, melhor. Mas quem já está na universidade e ainda enrola a língua para dizer"obrigado"em outra língua ainda tem tempo para aprender e se candidatar a uma bolsa de estudos em uma universidade do Exterior por meio do Ciência sem Fronteiras (CsF), que oferece oportunidades em países de Europa, Ásia, América do Norte e Oceania.

O governo federal lanço uma parceria com a França para conceder bolsas em cursos à distância (EAD) de francês. As aulas foram elaboradas pela Aliança Francesa, instituição credenciada a aplicar os exames de proficiência no Brasil.

O programa ganha ainda mais força com o anúncio feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, de que o MEC estuda a introdução de francês e de outras línguas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi dada durante evento realizado no Museu Nacional da República, em Brasília, com a presença do presidente da França, François Hollande.

O programa EAD de francês apresenta tipos diferentes de cursos, de acordo com o objetivo do estudante. O modelo que será oferecido aos participantes do CSF incluirá os níveis A1 e A2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (indica o que se espera que cada pessoa seja capaz de comunicar e compreender na língua estrangeira). Há ainda cursos específicos para quem pretende viajar para países de língua francesa, focado na conversação básica, e outro mais completo, para quem pretende dominar o idioma. Os alunos poderão assistir a filmes e vídeos da Web TV exclusiva do programa à distância. Ao final,receberão um certificado da Aliança Francesa.

Conheça os cursos de francês em aliancafrancesaadistancia.com.br

O que é o Quadro Europeu de Referência

O quadro de referência indica o que se espera que cada pessoa seja capaz de comunicar e compreender na língua estrangeira conforme o nível em que se encontra. Os níveis A1 e A2 são básicos. B1 e B2 são intermediários e C1 e C2, avançados.

Como funcionam outros programas

O inglês já tem programas do Ciência sem Fronteiras (CsF). A iniciativa se une a outros dois programas de língua estrangeira do CsF — o Inglês sem Fronteiras (IsF) e o Curso de Aperfeiçoamento Linguístico — Great-British Council.

IsF

No IsF, são oferecidos cursos presenciais gratuitos, em universidades federais credenciadas com núcleos de língua. Podem concorrer às vagas estudantes de graduação, mestrado ou doutorado de instituições públicas e privadas. Os cursos preparam para exames internacionais de certificação de fluência em língua inglesa — necessários para concorrer ao CsF. A carga horária é de quatro horas semanais. A duração pode ser de 30, 60, 90 ou 120 dias.

Great

O curso é focado no desenvolvimento de habilidades avaliadas no exame International English Language Testing System (Ielts), exigido por universidades na Grã-Bretanha. Destinado exclusivamente a candidatos ao CsF e pré-selecionados pelo CNPq em chamadas de graduação ou pós-graduação, o curso online é gratuito, com duração de 32 horas. Para participar, é preciso ter fácil acesso à internet banda larga, além de apresentar documento que comprove oferta de vaga em universidade na Grã-Bretanha condicionada à proficiência em inglês. O programa do British Council não substitui o curso que antecede aulas no Exterior, oferecido por universidades britânicas como condição para que o aluno seja aceito.


Leia mais sobre:
      MEC
      Educação


Digite a palavra-chave para pesquisar no banco de dados de NOTÍCIAS

Palavra-chave:

Revisão UFRGS
Terceirão - Matrículas 2015
Você é bom em...
EJA
Escola Técnica
Universitário Concursos
Colégio João Paulo I
Grupos por Disciplina
Editora Alegre Poa
Compartilhar

© Universitário 1995-2014