Curso Pré-Universitário





 
Universidades
  UFRGS
  PUCRS
  UFCSPA
  Instituições Públicas
  Instituições Privadas

 
Vestibular
  Inscrições
  Gabaritos
  Listão
 
Carreiras
  Profissões
  Área Médica
  Direito
  Engenharias
  Intercâmbio

 
Governo
  Enem
  Prouni
  MEC

 
Diversas
  Atualidades
  Ecologia
  Eventos Culturais
  Ciência
  Tecnologia
Notícias VESTIBULAR

VESTIBULAR

UTFPR - Vestibular e exame dos cursos técnicos tem 13 novos cursos

- - FE - UTFPR - 24/10/2007 (FK) Imprimir


Na lista de cursos ofertados pela Universidade Tecnológica para o primeiro semestre de 2008, 13 são novos: seis graduações e sete cursos técnicos Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos). No total, são 1.958 vagas para os cursos superiores e 836 para os cursos técnicos. Os interessados em fazer o vestibular ou o exame de seleção devem se inscrever até o dia 29 de outubro.



Esta é a primeira vez em que a Instituição oferta cursos na modalidade Proeja, que se destinam a jovens com mais de 17 anos, ensino fundamental completo e que ainda não cursaram o ensino médio. “O curso técnico integrado (ensino médio junto com o técnico) para esta modalidade tem um projeto pedagógico próprio e sua duração é de três anos, um a menos do que os demais cursos integrados que oferecemos”, explica o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Carlos Eduardo Cantarelli.

As 170 vagas para o Proeja estão distribuídas entre os cursos de Informática (em Campo Mourão e Cornélio Procópio), Edificações (Campus Curitiba), Controle Ambiental (Londrina), Saúde e Segurança no trabalho (Medianeira), Lazer e Desenvolvimento Social (Pato Branco) e Eletroeletrônica (Ponta Grossa). Os novos cursos de graduação são: Tecnologia em Sistemas para Internet (Campo Mourão), Química (Bacharelado/Licenciatura - Curitiba), Tecnologia em Alimentos (Francisco Beltrão), Engenharia de Alimentos (Campo Mourão) e Engenharia Ambiental (Londrina).

Além dos novos cursos, os processos seletivos de verão trazem outras mudanças. O vestibular e o exame de seleção dos cursos técnicos terão sistema de cotas públicas para 50% das vagas. O candidato interessado em concorrer pelo sistema de cotas deve comprovar ter cursado todo o ensino médio em escola pública, no caso do vestibular e do curso técnico subseqüente (destinado a estudantes que já concluíram o ensino médio), ou o ensino fundamental, para os cursos técnicos integrados e os Proeja. O vestibular também prevê duas provas: uma de conhecimentos gerais e outra de conhecimentos específicos e a inclusão da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na avaliação.

Inscrições e provas

Para se inscrever aos concursos, os interessados devem acessar o site da UTFPR (www.utfpr.edu.br) e preencher uma ficha. Quem não tem acesso à Internet, pode ir a um dos 11 campi ou em locais indicados e usar os computadores, de 22 a 29 de outubro. A taxa de inscrição para o vestibular é R$ 75,00 e, para o exame dos cursos técnicos, R$ 33,00. O pagamento deve ser efetuado até 30 de outubro.

A prova para os cursos técnicos está marcada para o dia 25 de novembro e as do vestibular, para os dias 1º e 2 de dezembro.

VESTIBULAR DE VERÃO 2008
Cursos Superiores: Zootecnia (modalidade Bacharelado) e Horticultura (modalidade Tecnologia)
Data: 01 e 02/12/07
Inscrições até 29/10/07, no site www.utfpr.edu.br
Vagas: 30 vagas cada curso

EXAME DE SELEÇÃO 2008
Curso Técnico: Agropecuária (modalidade Subsequente - pós-médio)
Data: 25/11/07
Inscrições até 29/10/07, no site www.utfpr.edu.br
Vagas: 90 vagas




Digite a palavra-chave para pesquisar no banco de dados de NOTÍCIAS

Palavra-chave:

Revisão do Universitário
Terceirão - Matrículas 2015
Você é bom em...
EJA
Escola Técnica
Universitário Concursos
Colégio João Paulo I
Grupos por Disciplina
Editora Alegre Poa
Compartilhar

© Universitário 1995-2014