Notícias VESTIBULAR

VESTIBULAR

UTFPR - Vestibular e exame dos cursos técnicos tem 13 novos cursos

- - FE - UTFPR - 24/10/2007 (FK) Imprimir

Na lista de cursos ofertados pela Universidade Tecnológica para o primeiro semestre de 2008, 13 são novos: seis graduações e sete cursos técnicos Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos). No total, são 1.958 vagas para os cursos superiores e 836 para os cursos técnicos. Os interessados em fazer o vestibular ou o exame de seleção devem se inscrever até o dia 29 de outubro.

Esta é a primeira vez em que a Instituição oferta cursos na modalidade Proeja, que se destinam a jovens com mais de 17 anos, ensino fundamental completo e que ainda não cursaram o ensino médio. “O curso técnico integrado (ensino médio junto com o técnico) para esta modalidade tem um projeto pedagógico próprio e sua duração é de três anos, um a menos do que os demais cursos integrados que oferecemos”, explica o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Carlos Eduardo Cantarelli.

As 170 vagas para o Proeja estão distribuídas entre os cursos de Informática (em Campo Mourão e Cornélio Procópio), Edificações (Campus Curitiba), Controle Ambiental (Londrina), Saúde e Segurança no trabalho (Medianeira), Lazer e Desenvolvimento Social (Pato Branco) e Eletroeletrônica (Ponta Grossa). Os novos cursos de graduação são: Tecnologia em Sistemas para Internet (Campo Mourão), Química (Bacharelado/Licenciatura - Curitiba), Tecnologia em Alimentos (Francisco Beltrão), Engenharia de Alimentos (Campo Mourão) e Engenharia Ambiental (Londrina).

Além dos novos cursos, os processos seletivos de verão trazem outras mudanças. O vestibular e o exame de seleção dos cursos técnicos terão sistema de cotas públicas para 50% das vagas. O candidato interessado em concorrer pelo sistema de cotas deve comprovar ter cursado todo o ensino médio em escola pública, no caso do vestibular e do curso técnico subseqüente (destinado a estudantes que já concluíram o ensino médio), ou o ensino fundamental, para os cursos técnicos integrados e os Proeja. O vestibular também prevê duas provas: uma de conhecimentos gerais e outra de conhecimentos específicos e a inclusão da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na avaliação.

Inscrições e provas

Para se inscrever aos concursos, os interessados devem acessar o site da UTFPR (www.utfpr.edu.br) e preencher uma ficha. Quem não tem acesso à Internet, pode ir a um dos 11 campi ou em locais indicados e usar os computadores, de 22 a 29 de outubro. A taxa de inscrição para o vestibular é R$ 75,00 e, para o exame dos cursos técnicos, R$ 33,00. O pagamento deve ser efetuado até 30 de outubro.

A prova para os cursos técnicos está marcada para o dia 25 de novembro e as do vestibular, para os dias 1º e 2 de dezembro.

VESTIBULAR DE VERÃO 2008
Cursos Superiores: Zootecnia (modalidade Bacharelado) e Horticultura (modalidade Tecnologia)
Data: 01 e 02/12/07
Inscrições até 29/10/07, no site www.utfpr.edu.br