Notícias UFRGS

Música à distância estréia na UFRGS

- - CA - 26/03/08 - www.zerohora.com.br (FK) Imprimir

Aula inaugural será no dia 22 de abril, com entrada franca

Como se ensina música sem as tradicionais aulas individuais de instrumento? Esta é a proposta do primeiro curso de Música à distância do Brasil, oferecido por uma instituição pública, que se inicia em abril na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As aulas ocorrerão em cinco Estados simultaneamente. No Rio Grande do Sul, apenas o município de Cachoeirinha está entre os 14 pólos de ensino.

Voltada para a capacitação de professores da Educação Básica que já trabalham com Música nas escolas dos sistemas públicos de ensino, a graduação começa com 716 alunos, e abrirá as portas da aula inaugural no dia 22 de abril para a comunidade.

- Ser professor de música é muito mais do que ser um bom músico. Exige também vocação para a docência, evidenciada por muita dedicação à escola e pelo entusiasmo do professor com os processos de ensinar e aprender. Tais capacidades serão estimuladas e avaliadas no novo curso da modalidade à distância - diz a professora Helena de Souza Nunes, do Instituto de Artes da UFRGS, responsável pela graduação no país.

O curso integra o Programa Pró-Licenciaturas do Ministério da Educação (MEC) e funcionará, além dos pólos na Região Metropolitana, em municípios de Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e Rondônia, em parceria com sete outras universidades públicas.

O dia da aula inicial será marcado por atividades culturais (recitais, concertos e palestras) em todos os municípios. Na Capital, o Instituto de Artes também comemora cem anos de atividades. As ações pretendem mostrar que a tradição também pode surpreender e estimular as novas gerações.

O curso de licenciatura em Música à distância está articulado à Rede Nacional de Formação Continuada do MEC, da qual a UFRGS faz parte por intermédio de seu Centro de Artes e Educação Física (Caef), que trabalha para estimular a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, em especial os da área de artes.

Fique ligado
O que: aula inaugural de Música à distância
Quando: 22 de abril, às 10h
Onde: sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, s/nº)