Curso Pré-Universitário





 
Universidades
  UFRGS
  PUCRS
  UFCSPA
  Instituições Públicas
  Instituições Privadas

 
Vestibular
  Inscrições
  Gabaritos
  Listão
 
Carreiras
  Profissões
  Área Médica
  Direito
  Engenharias
  Intercâmbio

 
Governo
  Enem
  Prouni
  MEC

 
Diversas
  Atualidades
  Ecologia
  Eventos Culturais
  Ciência
  Tecnologia
Notícias ENEM

ENEM

Saiba como avaliar os resultados do Enem e o ranking das escolas.

CA - Zero Hora () Imprimir



Notas divulgadas admitem quatro rankings diferentes.






Ao divulgar a classificação de escolas no Enem 2007, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulga quatro médias, que correspondem a diferentes critérios de avaliação.

Dependendo da média levada em consideração, uma instituição pode cair ou subir posições no ranking, o que acaba gerando quadros contraditórios. Para diminuir as dúvidas, o Inep explica cada uma das notas, salientando que nenhuma pode ser considerada mais fiel que outra.

Conforme o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Amaury Gremaud, os quatro tipos de notas são apresentados para que cada universidade que for utilizar o Enem no processo seletivo escolha o critério que considerar melhor.

Confira o critério de cada um.

- O primeiro ranking classifica as instituições conforme a média da prova objetiva com correção de participação - ou seja, com um novo cálculo que simula a nota geral da escola como se todos os estudantes tivessem realizado o exame, para evitar distorções entre o número total dos alunos matriculados e o dos que efetivamente participaram do Enem.

- A correção de participação utilizada pelo Inep foi aplicada às notas de todas as escolas que tiveram mais de 10 alunos participantes. A variação entre a nota real e a nota corrigida corresponde a uma simulação de como mudariam as médias se a taxa de participação fosse elevada a 100%.

- A segunda possibilidade de interpretação das médias leva em conta as notas da prova objetiva e da redação, também com correção de participação. Esse critério é um dos utilizados para a concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

- A terceira forma de elaborar o ranking considera apenas a média obtida pelos alunos na prova objetiva - composta por 63 questões de igual valor.

- A quarta maneira de ler os resultados é dada pela média da prova objetiva e da redação, ambas sem correção de participação. É o primeiro ranking divulgado.

Ranking das 10 melhores do Rio Grande do Sul no Enem





Digite a palavra-chave para pesquisar no banco de dados de NOTÍCIAS

Palavra-chave:

Revisão UFRGS
Terceirão - Matrículas 2015
Você é bom em...
EJA
Escola Técnica
Universitário Concursos
Colégio João Paulo I
Grupos por Disciplina
Editora Alegre Poa
Compartilhar

© Universitário 1995-2014