Universitário
Universitário Notícias
Notícias    ENEM

Saiba como avaliar os resultados do Enem e o ranking das escolas.

CA -   F:  Zero Hora

Notas divulgadas admitem quatro rankings diferentes.

Ao divulgar a classificação de escolas no Enem 2007, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulga quatro médias, que correspondem a diferentes critérios de avaliação.

Dependendo da média levada em consideração, uma instituição pode cair ou subir posições no ranking, o que acaba gerando quadros contraditórios. Para diminuir as dúvidas, o Inep explica cada uma das notas, salientando que nenhuma pode ser considerada mais fiel que outra.

Conforme o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Amaury Gremaud, os quatro tipos de notas são apresentados para que cada universidade que for utilizar o Enem no processo seletivo escolha o critério que considerar melhor.

Confira o critério de cada um.

- O primeiro ranking classifica as instituições conforme a média da prova objetiva com correção de participação - ou seja, com um novo cálculo que simula a nota geral da escola como se todos os estudantes tivessem realizado o exame, para evitar distorções entre o número total dos alunos matriculados e o dos que efetivamente participaram do Enem.

- A correção de participação utilizada pelo Inep foi aplicada às notas de todas as escolas que tiveram mais de 10 alunos participantes. A variação entre a nota real e a nota corrigida corresponde a uma simulação de como mudariam as médias se a taxa de participação fosse elevada a 100%.

- A segunda possibilidade de interpretação das médias leva em conta as notas da prova objetiva e da redação, também com correção de participação. Esse critério é um dos utilizados para a concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

- A terceira forma de elaborar o ranking considera apenas a média obtida pelos alunos na prova objetiva - composta por 63 questões de igual valor.

- A quarta maneira de ler os resultados é dada pela média da prova objetiva e da redação, ambas sem correção de participação. É o primeiro ranking divulgado.

Ranking das 10 melhores do Rio Grande do Sul no Enem