Notícias FURG

FURG

Novos cursos de inverno na FURG

CA - Zero Hora () Imprimir

Quatro novos cursos serão oferecidos na primeira edição do vestibular de inverno da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg). A novidade é o bacharelado em Arqueologia, uma graduação inédita na Região Sul. Os demais são Arquivologia, Matemática Aplicada e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. As inscrições serão de 2 a 20 de junho, pela internet.

Formada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a professora Beatriz Thiesen recebeu a tarefa de coordenar a graduação em Rio Grande. A criação do currículo era um projeto antigo da universidade e foi possível agora com os recursos do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo Federal.

- Pelo menos outros três cursos estão sendo criados no país. Muitos sítios arqueológicos estão sendo perdidos por falta desse profissional. As leis ambientais abrem muito campo - diz Beatriz.

Os primeiros arqueólogos graduados no Rio Grande do Sul terão um currículo de quatro anos, com duas linhas de formação para escolher: Arqueologia das Sociedades Pré-coloniais Americanas e Arqueologia do Capitalismo. Também estão previstas atividades complementares, disciplinas optativas, estágios e trabalho de conclusão.

Confira algumas atribuições do arqueólogo:
- Planejar, administrar e dirigir pesquisa arqueológica
- Identificar, registrar, prospectar, escavar e proceder ao levantamento de sítios arqueológicos
- Executar serviços de análise, classificação, interpretação de informação científica de interesse arqueológico
- Realizar perícias para apurar o valor científico e cultural de bens de interesse arqueológico, assim como sua autenticidade
Mercado
- Instituições públicas e órgãos privados, consultoria e assessoramento, ensino e treinamento

Intensivo ENEM/UFRGS
Terceirão