Universitário
Universitário Notícias
Notícias    UFPEL


Universidade aceita substituir vestibular pelo novo ENEM

- -   F:  Adaptado de Zero Hora



A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é a primeira instituição de ensino superior gaúcha a anunciar que aceitou a proposta do Ministério da Educação (MEC) de substituir o vestibular pelo novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A adesão foi confirmada na quinta-feira, 16 de abril, pelo reitor Antônio Cesar Gonçalves Borges.



—É uma maneira de facilitar o acesso das camadas socialmente discriminadas. E isso vai fazer com que as escolas de Ensino Médio façam uma padronização de seus currículos — avalia Borges.

O ofício com a adesão da UFPel foi encaminhado ao MEC. No Conselho Coordenador do Ensino, Pesquisa e Extensão (Cocepe) da universidade, o projeto foi aprovado sem restrições ou notificações. O novo processo seletivo será aplicado nos dias 3 e 4 de outubro, valendo para o ingresso em 2010. O vestibular de inverno será mantido.

A estudante Amanda Moraes, 17 anos, está se preparando para o primeiro vestibular. Com a mudança na forma de ingresso na universidade, ela acha que as dificuldades para entrar no curso de enfermagem aumentaram, pois não haverá tempo para vencer todo o conteúdo.

No segundo ano de preparação para o vestibular, Juliana Caruccio, 20 anos, também não gostou da mudança. Ela montou um cronograma de estudos nos três turnos, mas terá que rever a rotina.

—O principal ponto é o prazo. Não temos tempo suficiente para nos preparar. A concorrência para nós vai aumentar bastante. E a nova prova do Enem provavelmente vai ser mais complexa — avalia Juliana.


Leia mais...

ENEM 2009 já tem data marcada
Saiba mais sobre as mudanças no exame
UFRGS não adotará sistema proposto para vestibular de 2010
Portal ENEM: Fique por dentro das mudanças e faça o download de provas anteriores