Universitário
Universitário Notícias
Notícias    POLÍTICA

Irã enviará ao Brasil maior delegação que já levou a um país

04/05/09 -   F:  UOL Notícias

O Irã enviará ao Brasil, em 06/05/2009, a maior delegação que já visitou um país: cerca de 110 pessoas. A informação foi divulgada em 30/04/2009 pelo embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh.

A delegação, formada por empresários e membros do governo, irá acompanhar o presidente Mahmoud Ahmadinejad em sua visita ao país.

Eles devem chegar na terça-feira, 5 de maio, quando irão a São Paulo, onde haverá encontro com empresários brasileiros, organizado pela Fiesp.

O presidente do Irã só deve chegar ao Brasil na quarta-feira (dia 6 de maio), onde encontrará o presidente Lula junto com a sua delegação.

Semelhanças com o Brasil

Em entrevista coletiva, o embaixador iraniano enfatizou a semelhança entre os dois presidentes.

"Ambos são governadores muito populares, com amplo apoio da população dos dois países", disse Shaterzadeh. Ele também falou que os países são emergentes e têm grande influência nas decisões de suas regiões. O presidente iraniano ainda irá ao Equador e a Venezuela na mesma semana.

Segundo o embaixador, "assuntos como a procura da justiça social, a luta contra a discriminação e a idéia de fazer uma reforma nas instituições internacionais são pontos comuns dos dois governos".

Esses assuntos devem pautar a reunião entre os dois presidentes junto com as discussões sobre o comércio bilateral entre eles. Ele caiu de R$ 2 bilhões, em 2007, para R$ 1,1 bilhão em 2008. De acordo com o embaixador, isso ocorreu devido à crise e deve ter um resultado melhor com uma aproximação neste ano.

Relação do Irã com Israel

Ahmadinejad tem feito críticas duras ao Estado israelense. O Itamaraty chegou a repudiar, por meio de um documento, um discurso dele. Segundo o embaixador, porém, não deve haver mal-estar devido ao fato "Este não é um assunto na pauta bilateral entre os dois países", disse ele. "Como o presidente Lula já falou, o Brasil não está do lado de ninguém nessa luta."

Shaterzadeh enfatizou que não houve modificações na agenda de Ahmadinejad no Brasil devido ao fato.

Conheça melhor o Irã

Nome oficial: República Islâmica do Irã
Localização: Oriente Médio
Nacionalidade: iraniana
Capital: Teerã
População: 66,4 milhões (julho de 2009, est.)
Expectativa de vida: 71,14 anos
Divisão: 28 Províncias
Línguas: persa (oficial), curdo, azeri, balúchi, árabe, armênio
Religião: islâmica (xiitas)