Notícias ASTRONOMIA

ASTRONOMIA

Neil Armstrong - o primeiro homem a pisar na Lua

18/06/09 - UOL (MA) Imprimir

Armstrong: “Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a Humanidade”.

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969.

Realizou, assim, uma das maiores ambições da humanidade, um sonho cultivado pelo homem desde que começou a reparar no grande disco prateado que brilhava no céu à noite.

Formado em engenharia aeronáutica, com mestrado em engenharia aeroespacial, Neil Armstrong foi aviador da marinha americana, escolhido para o programa aeroespacial na segunda seleção de astronautas, em 1962. Voou em aviões de caça supersônicos e se tornou comandante nos treinamentos feitos na Terra, bem como nos vôos espaciais da Gemini 8 (1966) e da Apollo 11 (1969).

Para realizar a façanha de chegar à lua, além de trabalho e muito dinheiro, os norte-americanos tiveram de enfrentar uma verdadeira a corrida espacial. Em 4 de outubro de 1957, a extinta União Soviética saiu na frente, colocando em órbita da Terra o satélite Sputnik. Os soviéticos se mantiveram na dianteira, por alguns anos, com outras experiências bem sucedidas, inclusive o primeiro vôo espacial tripulado por um ser humano, Iuri Gagarin, em 1961.

Em meio à Guerra fria, os americanos não podiam ficar atrás. Em maio de 1961, o presidente Kennedy fez um discurso em que lançou à nação o desafio de levar o homem à Lua antes que a década terminasse. A partir de então, os EUA colocaram em marcha um ambicioso programa espacial tripulado que iniciou com o Projeto Mercury, que usava uma cápsula com capacidade para um astronauta em manobras em órbita terrestre, seguido pelo Projeto Gemini com capacidade para dois astronautas, e finalmente o Projeto Apollo, cuja espaçonave tinha capacidade de levar três astronautas e pousar na Lua.

A jornada para a Lua teve início na manhã do dia 16 de julho de 1969, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, de onde a nave espacial "Apolo 11" decolou, tripulada pelos astronautas Edwin "Buzz" Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong.

Quatro dias depois, a cerca de 384 mil quilômetros da Terra, o módulo pousou na superfície lunar, na noite do dia 20. Armstrong teve de fazer a aterrissagem usando o controle manual e o recado que transmitiu à NASA foi "A águia pousou". Armstrong foi o primeiro a sair da nave. Ao pôr os pés na Lua, disse a célebre frase: "Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a Humanidade".

O acontecimento transmitido pela TV foi assistido por um bilhão e 200 milhões de pessoas no mundo inteiro. Durante duas horas, 31 minutos e 40 segundos, os dois astronautas, Neil e Edwin, percorreram a superfície lunar e recolheram 21,7 quilos de pedras e de amostras de solo. Deixaram no satélite uma bandeira americana e uma placa com os dizeres: "Aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua em Julho de 1969 d.C.". A placa tinha a assinatura dos astronautas e do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.

Depois que retornou, Neil Armstrong assumiu funções administrativas e deixou a NASA em agosto de 1971. Em 1979 tornou-se diretor de uma fábrica de máquinas petrolíferas. Deu aula de engenharia espacial na universidade de Cincinnati até 1980. Armstrong serviu na Comissão Nacional do espaço de 1985 a 1986. Nesse ano, ele foi apontado vice-diretor da comissão presidencial que investigou a explosão da Challenger.

Neil Armstrong é casado e tem dois filhos. Ele atualmente vive em Ohio e trabalha para uma empresa que presta serviços para o Departamento de Defesa norte-americano.

Universitário MED - Matrículas 2015
Extensivo ENEM - Matrículas 2015