Curso Pré-Universitário





 
Universidades
  UFRGS
  PUCRS
  UFCSPA
  Instituições Públicas
  Instituições Privadas

 
Vestibular
  Inscrições
  Gabaritos
  Listão
 
Carreiras
  Profissões
  Área Médica
  Direito
  Engenharias
  Intercâmbio

 
Governo
  Enem
  Prouni
  MEC

 
Diversas
  Atualidades
  Ecologia
  Eventos Culturais
  Ciência
  Tecnologia
Notícias ASTRONOMIA

ASTRONOMIA

Neil Armstrong - o primeiro homem a pisar na Lua

18/06/09 - UOL (MA) Imprimir

Armstrong: “Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a Humanidade”.

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969.

Realizou, assim, uma das maiores ambições da humanidade, um sonho cultivado pelo homem desde que começou a reparar no grande disco prateado que brilhava no céu à noite.

Formado em engenharia aeronáutica, com mestrado em engenharia aeroespacial, Neil Armstrong foi aviador da marinha americana, escolhido para o programa aeroespacial na segunda seleção de astronautas, em 1962. Voou em aviões de caça supersônicos e se tornou comandante nos treinamentos feitos na Terra, bem como nos vôos espaciais da Gemini 8 (1966) e da Apollo 11 (1969).

Para realizar a façanha de chegar à lua, além de trabalho e muito dinheiro, os norte-americanos tiveram de enfrentar uma verdadeira a corrida espacial. Em 4 de outubro de 1957, a extinta União Soviética saiu na frente, colocando em órbita da Terra o satélite Sputnik. Os soviéticos se mantiveram na dianteira, por alguns anos, com outras experiências bem sucedidas, inclusive o primeiro vôo espacial tripulado por um ser humano, Iuri Gagarin, em 1961.

Em meio à Guerra fria, os americanos não podiam ficar atrás. Em maio de 1961, o presidente Kennedy fez um discurso em que lançou à nação o desafio de levar o homem à Lua antes que a década terminasse. A partir de então, os EUA colocaram em marcha um ambicioso programa espacial tripulado que iniciou com o Projeto Mercury, que usava uma cápsula com capacidade para um astronauta em manobras em órbita terrestre, seguido pelo Projeto Gemini com capacidade para dois astronautas, e finalmente o Projeto Apollo, cuja espaçonave tinha capacidade de levar três astronautas e pousar na Lua.

A jornada para a Lua teve início na manhã do dia 16 de julho de 1969, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, de onde a nave espacial "Apolo 11" decolou, tripulada pelos astronautas Edwin "Buzz" Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong.

Quatro dias depois, a cerca de 384 mil quilômetros da Terra, o módulo pousou na superfície lunar, na noite do dia 20. Armstrong teve de fazer a aterrissagem usando o controle manual e o recado que transmitiu à NASA foi "A águia pousou". Armstrong foi o primeiro a sair da nave. Ao pôr os pés na Lua, disse a célebre frase: "Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a Humanidade".

O acontecimento transmitido pela TV foi assistido por um bilhão e 200 milhões de pessoas no mundo inteiro. Durante duas horas, 31 minutos e 40 segundos, os dois astronautas, Neil e Edwin, percorreram a superfície lunar e recolheram 21,7 quilos de pedras e de amostras de solo. Deixaram no satélite uma bandeira americana e uma placa com os dizeres: "Aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua em Julho de 1969 d.C.". A placa tinha a assinatura dos astronautas e do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.

Depois que retornou, Neil Armstrong assumiu funções administrativas e deixou a NASA em agosto de 1971. Em 1979 tornou-se diretor de uma fábrica de máquinas petrolíferas. Deu aula de engenharia espacial na universidade de Cincinnati até 1980. Armstrong serviu na Comissão Nacional do espaço de 1985 a 1986. Nesse ano, ele foi apontado vice-diretor da comissão presidencial que investigou a explosão da Challenger.

Neil Armstrong é casado e tem dois filhos. Ele atualmente vive em Ohio e trabalha para uma empresa que presta serviços para o Departamento de Defesa norte-americano.





Digite a palavra-chave para pesquisar no banco de dados de NOTÍCIAS

Palavra-chave:

Universitário MED - Matrículas 2015
Terceirão - Matrículas 2015
Extensivo ENEM - Matrículas 2015
EJA
Escola Técnica
Universitário Concursos
Colégio João Paulo I
Grupos por Disciplina
Editora Alegre Poa
Compartilhar

© Universitário 1995-2014