Universitário
Notícias    HISTÓRIA

Imigração Sírio-libaneses e armênios

19/06/09 -   F:  Wikipédia

Os imigrantes árabes começaram a desembarcar no Brasil em fins do século XIX. No início do século XX, esse fluxo imigratório cresceu e passou a se tornar importante desembarcando no Brasil cerca de 70 mil árabes.

Em sua maioria, eram comerciantes sírios e libaneses que se tornaram mascates no Brasil, percorrendo as grandes cidades e as fazendas do interior para vender seus produtos.

Com o passar do tempo, passaram a fundas pequenas lojas de comércio (armarinhos) nos centros urbanos e prosperaram. Ficaram conhecidos como "turcos", pois, no início da imigração, sírio-libaneses eram cidadãos (árabes) do Império Turco-Otomano.

O fluxo de imigrantes sírio-libaneses também foi acompanhado por armênios que viviam em regiões próximas.