Notícias UFRGS

Nota ENEM pode ser diferencial para a aprovação

09/01/10 - ZeroHora (AP) Imprimir

Uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser a diferença entre ficar dentro ou fora do listão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2010. Por isso, a disputa pelas vagas começa em outubro de 2009.

Conforme a decisão da universidade, confirmada em julho (2009), a pontuação obtida no ENEM, será um benefício para praticamente todos os candidatos que optaram pelo uso da nota no vestibular da instituição. Isso porque a UFRGS vai definir a média do exame entre os seus candidatos e calcular o benefício para cada estudante, com uma fórmula inédita no país.

Sem interferir na média harmônica, todos os participantes poderão ter o bônus do Enem de acordo com o seu desempenho. Mesmo quem sair mal no exame nacional poderá adicionar centésimos à média e alterar a classificação. Para receber o benefício, bastará alcançar uma pontuação entre 200 a 800. A média valerá 500 pontos.

✔ Quando a UFRGS avalia o desempenho em uma prova, ela calcula primeiro a média de acertos dos candidatos. Os estudantes que alcançam a média recebem 500 pontos no teste. A pontuação fica entre 200 (que representa zero) e 800 (a nota considerada mais alta). À medida em que o estudante se afasta da média, para cima ou para baixo, pode somar ou perder até 300 pontos. No Enem, todos que ficarem nesse intervalo receberão o bônus.

Veja em detalhes sobre a avaliação do ENEM na UFRGS

Intensivo ENEM/UFRGS