PÓS-GRADUAÇÃO: MEC quer dobrar os recursos para bolsas de pós-graduação até 2020
  Oramento da Capes pode passar de R$ 1,7 milho para R$ 3,5 milhes. Inteno deixar o Brasil entre os dez pases de maior produo cientfica.

A Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes), agncia vinculada ao Ministrio da Educao, quer dobrar o valor dos recursos em bolsas para estudantes e pesquisadores do ensino superior at 2020. A Capes tem para este ano um oramento previsto de R$ 1,7 milho. Dez anos depois, a inteno de uma destinao de recursos de cerca de R$ 3,5 milhes.

Este aumento faz parte do Plano Nacional de Ps-Graduao 2011-2020 (PNPG), apresentado esta semana pelo presidente da Capes, Jorge Guimares, em uma reunio do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), na reitoria da Unesp, em So Paulo.

Segundo Guimares, a inteno da Capes colocar o Brasil entre os dez pases de maior produo cientfica at 2020. Atualmente, o pas est em 13 lugar, atrs de pases como Austrlia, Coria do Sul e ndia.

Guimares espera ainda um aumento na mdia de doutores titulados no pas, de 1,4 por mil habitantes para 2,8 por mil habitantes at 2020.

O plano de ps-graduao prev ainda o desenvolvimento de programas em reas estratgicas para o desenvolvimento do pas, como cincias do mar, defesa nacional, bioenergia e biocombustveis.

A Capes tambm trabalha para aumentar o nmero de estudantes com doutorado e ps-doutorado fazendo intercmbio em instituies do exterior. O plano do MEC enviar 75 mil estudantes brasileiros para o exterior at 2014 por meio de acordos e parcerias com universidades e governos estrangeiros e a criao de cursos de graduao e de programas de ps-graduao chamados de sanduche, em que a formao compartilhada, com perodos de estudo em cada pas.