Tire as dúvidas no passo a passo da inscrição do Enem 2017

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 estão abertas desde a manhã de segunda-feira (8), e já registraram mais de 1,5 milhão de candidatos em pouco mais de 48 horas. O prazo se encerra no dia 19 de maio, com pagamento até o dia 24 para os estudantes não isentos.

Após as mudanças no exame, o processo de inscrição foi um pouco modificado. Veja abaixo o passo a passo para realizá-la do jeito certo.

1. Tenha seus documentos em mão

O primeiro passo da inscrição já pede o CPF logo de cara. No campo seguinte, ele pedirá também o seu número de identidade, o órgão expedidor (pode ser encontrado no documento – o mais comum é que seja da Secretaria de Segurança Pública do seu estado) e as informações de residência. Garanta que você tem todas essas informações antes de começar. Clique na imagem para ampliar.

(Inep)

2. Verifique a necessidade de atendimento especial

Após o preenchimento da documentação, você será questionado se necessita de atendimento especializado. Veja, na imagem, quais são as condições ou deficiências que o requerem. Em algumas delas, você será solicitado a enviar um laudo médico digitalizado – se for o caso, certifique-se de ter o arquivo com você no ato da inscrição. Clique nas imagens para ampliar.

(Inep/MEC)

Além disso, também há a possibilidade do atendimento específico, reservado a gestantes, lactantes ou estudantes que estejam em situação de classe hospitalar (que, por razões de saúde, estejam recebendo a educação formal dentro do hospital). Clique na imagem para ampliar.

3. Confirme a opção de língua estrangeira e a cidade de realização do exame

Escolha entre inglês e espanhol para a prova de língua estrangeira e a cidade onde realizará os exames. Lembrando que essas opções podem ser trocadas apenas durante o período de inscrição (até as 23h59 de 19 de maio). Clique na imagem para ampliar.

4. Informe sua situação escolar

Informe se você concluiu o ensino médio, se o está cursando (e se formará este ano), ou se não o concluiu nem está cursando. A isenção será automática para os candidatos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública.

Também é necessário ficar atento às opções do ensino médio: se você estiver cursando o ensino regular em uma escola regular, deverá marcar a opção “3ª série”. Se estiver realizando o ensino estendido (em uma escola de ensino técnico, por exemplo), você deve marcar a opção “4ª série”.

Lembrando que o Enem não oferece mais a certificação do ensino médio.

5. Solicite a isenção ou gere sua GRU

Após responder ao questionário socioeconômico (que é apenas para fins estatísticos do MEC e não afetará sua inscrição), o participante pode solicitar a isenção de taxa (está ao fim da página de pagamento, no botão “Solicitar carência”). Estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio em 2017, os participantes de baixa renda que integram o CadÚnico e os que se enquadram na lei 12.799/2013 – que isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50. Para ambos os casos, o candidato deverá dispor de documentos comprobatórios para apresentar à análise do Inep. Clique na imagem para ampliar.

(Inep/MEC)

Neste passo, o candidato não isento poderá gerar sua Guia de Recolhimento da União (GRU), que é o documento do Ministério da Fazenda para pagamentos a órgãos públicos federais. A GRU pode ser acessada em outro momento para o candidato que não puder pagá-la ou imprimi-la de imediato. Clique na imagem para ampliar.

(Inep/MEC)

Como saber se a inscrição foi confirmada?

O candidato deve, por conta própria, verificar se a inscrição foi confirmada através do site do Enem (na página do participante) ou do aplicativo oficial – basta acessar com o CPF e a senha. Os candidatos isentos devem confirmar se realizaram o procedimento correto para a solicitação do benefício, e os candidatos pagantes devem quitar a GRU até o dia 24 de maio. Em cerca de dois dias, o sistema reconhecerá o pagamento e a inscrição estará confirmada.

Próximos passos

Algumas semanas antes do exame, o Inep divulgará os locais de prova. O exame passará a ser aplicado em dois domingos seguidos (5 e 12 de novembro). Além disso, a ordem das provas será alterada: no primeiro domingo, dia 5, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.

O resultado individual será publicado em 19 de janeiro.