ENEM: abre as portas para você!

Com a nota do ENEM, você pode conseguir vaga para cursos de graduação em universidades públicas pelo SiSU – Sistema de Seleção Unificada – e também pode conseguir uma bolsa de estudos pelo ProUni – Programa Universidade para Todos. Ainda tem a chance de obter financiamento por meio do Fies, garantir uma vaga gratuita no Pronatec – Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos – e, até mesmo, bolsa de estudos no exterior para cursos de graduação.

Veja onde você pode utilizar a Nota do ENEM

VAGAS NO SISU
Pela nota no ENEM, o aluno disputa vagas em universidades públicas e gratuitas por meio do SiSU – Sistema de Seleção Unificada. Veja aqui o que é o SiSU e um Passo a Passo da Inscrição. Assim, você aprende como usar a nota do ENEM para concorrer em universidades públicas no Brasil inteiro. A sua nota no ENEM vai disputar contra a nota de outros candidatos, como se fosse um leilão para ver quem fica com a vaga. A maior nota ganha; a menor nota fica de fora. O limite entre as duas é chamado ‘Nota de Corte’.
BOLSAS PELO PROUNI
A sua nota do ENEM vale também na disputa por bolsas de estudo no ProUni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. Bolsas são de 100% ou de 50% do valor das mensalidades.
FINANCIAMENTO FIES
Para quem quiser estudar em faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies – Programa de financiamento Estudantil –, também é preciso ter feito o ENEM.
BOLSA DE ESTUDOS NO EXTERIOR
Quem faz mais de 600 pontos pode disputar ainda vagas para estudar no exterior em universidades conceituadas como a Universidade de Coimbra, em Portugal.
VAGAS NO PRONATEC
Trata-se de Cursos Técnicos Gratuitos. A sua nota no ENEM vale também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu. Para as vagas do Pronatec, o nome do sistema que é utilizado é Sisutec.

Confira a REVISTA UNIVERSITÁRIO