UFRGS divulga edital do Concurso Vestibular 2018

• Universitário
  • UFRGS

São oferecidas 4.017 vagas em 89 cursos de graduação. Inscrições serão realizadas pela internet da zero hora do dia 18 de outubro até as 23h59min do dia 6 de novembro.

O edital do Concurso Vestibular 2018 da UFRGS foi divulgado hoje na página da Comissão Permanente de Seleção (COPERSE – http://www.ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular/vestibular-2018/concurso-vestibular-2018). As provas ocorrem entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2018, em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí.

São oferecidas 4.017 vagas, em 89 cursos de graduação. O número de vagas corresponde a 70% do provimento total de 2018, sendo que as demais 30% são destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os cursos de “Física-Bacharelado – Física Computacional”, “Física-Bacharelado- Materiais e Nanotecnologia” e “Física-Bacharelado-Pesquisa Básica”, ofertados em 2017, foram reunidos no curso de Física Bacharelado. Não houve, contudo, alteração no número total de vagas ofertadas, que é idêntico ao do ano passado.

As inscrições têm o valor de R$ 125,00 e são realizadas, exclusivamente, pela internet, no site www.ufrgs.br/vestibular, da zero hora do dia 18 de outubro até as 23h59min do dia 6 de novembro.  São disponibilizados computadores para realização das inscrições na COPERSE, Rua Ramiro Barcelos, 2574 – Portão K – Bairro Santa Cecília, Porto Alegre, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h. No ato da inscrição, o candidato deverá formular sua opção pelo uso ou não do resultado obtido nas provas objetivas do ENEM 2017 para o cômputo de seu argumento de concorrência.

Do total de vagas do Vestibular, 50% são destinados ao Acesso Universal e os outros 50% são reservados ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos egressos do sistema público de Ensino Médio. Este ano, a Universidade aprovou importantes alterações no Programa, criando vagas reservadas às pessoas com deficiência e a Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-Racial, que fará a verificação fenotípica dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos e a verificação documental dos candidatos autodeclarados indígenas.

No momento da inscrição, o candidato que deseja concorrer às vagas reservadas deve fazer uma das opções abaixo:

a) modalidade L1 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;

b) modalidade L2 – candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;

c) modalidade L3 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;

d) modalidade L4 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena.

e) modalidade L9 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita e Pessoa com Deficiência;

f) modalidade L10 – candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência;

g) modalidade L13 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar e Pessoa com Deficiência;

h) modalidade L14 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência.

Todos os candidatos concorrem às vagas do Acesso Universal (Ampla Concorrência), inclusive os inscritos nas vagas reservadas. A cada uma das modalidades das Ações Afirmativas são destinadas 6,25% do total de vagas. Pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtorno do espectro autista ou com deficiência múltipla, de acordo com a legislação vigente, poderão concorrer às vagas constantes nas modalidades L9, L10, L13 e L14.

Cobertura completa do Vestibular UFRGS 2018 em

PasseNaUFRGS