Governo recomenda respeito aos direitos humanos na redação do ENEM

• EBC

Mesmo com decisão judicial que proíbe dar nota zero à redação do estudante que desrespeitar os direitos humanos no ENEM, o Ministério da Educação recomenda que o aluno respeite os princípios dos direitos humanos.

Isso porque o Inep, órgão que organiza a prova, vai recorrer da decisão para manter a regra no edital assim que for notificado, o que ainda não ocorreu. O recurso então ainda pode derrubar a decisão judicial.

Além disso, outro ponto do edital do Enem retira até 20% da nota da redação caso haja desrespeito aos direitos humanos. Mesmo que a decisão da justiça não seja derrubada, o aluno ainda pode perder pontos.

O ministro da educação, Mendonça Filho, defende que a liberdade de expressão e os direitos humanos devem coexistir.

Neste ano, 6 milhões e 700 mil pessoas farão a prova o Enem que, pela primeira vez, ocorrerá em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Outra novidade do Enem deste ano é o detector de ponto eletrônico, equipamento que pode ser usado para transmitir informações para participantes dentro das salas. Também haverá escolta policial das provas para evitar fraudes.  O ministério informou que haverá detector de metais em todos os locais de prova.

Ouça o jornal na íntegra: