UFRGS publica edital para ocupação de 1,6 mil vagas de graduação pelo SISU

• UFRGS

Está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) o edital para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SISU) nos cursos de graduação da UFRGS, conforme o Termo de Adesão da Universidade ao SISU 2018. A UFRGS destina 30% das vagas (1.654), distribuídas em 88 cursos, para candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017. As inscrições abrem no dia 29 de janeiro e serão realizadas no site do SISU/MEC até 01 de fevereiro.

A ocupação das vagas se dá por dois sistemas de ingresso: ampla concorrência e por reserva de vagas (cotas), de acordo com o Programa de Ações Afirmativas da UFRGS. As cotas destinam-se exclusivamente a estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e dividem-se em oito modalidades de ingresso, incluindo vagas para pessoas com deficiência, apresentadas abaixo.

a) L1 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;

b) L2 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, autodeclarado preto, pardo ou indígena;

c) L5 (equivalente a L3 no Edital CV 2018) - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;

d) L6 (equivalente a L4 no Edital CV 2018) - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena;

e) L9 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita que seja pessoa com deficiência;

f) L10 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência;

g) L13 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar que seja pessoa com deficiência;

h) L14 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência.

Os critérios e os documentos comprobatórios para cada uma das modalidades estão especificados no edital. A partir de 2018, o candidato que ingressar pelo sistema de reserva de vagas para autodeclarados negros, pardos ou indígenas será convocado para comparecer perante a Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial para os procedimentos de aferição.

Orientações adicionais sobre as formas de ingresso nos cursos de graduação e sobre procedimentos de matrículas de calouros podem ser obtidas no site www.ufrgs.br/ingresso.