Tudo Vale a Pena

Um sábio afirmou que o ser humano precisa de alguém para amar, de uma meta a realizar, de algo para esperar. Independentemente da situação por que passa, apenas a esperança é capaz de mantê-lo vivo, de permitir-lhe transformar o mundo. Seja lá qual for o sonho, é necessário ter os pés no chão e a cabeça nas nuvens, porque, com determinação e criatividade, é possível concretizá-lo.

Todos têm projetos e tecem planos. E assim o fazem, visto ser inerente ao homem crer num Deus, em si, na possibilidade de mudança. De outra forma, a humanidade não contaria com a cura para tantos males, nem, paradoxalmente, com os artefatos que a destroem. Ao gênio humano é imprescindível acreditar, esperar, buscar a realização. Assumir os sonhos com unhas e dentes é, no mínimo, fugir da depressão, triste doença deste século.

E quais são os sonhos e as esperanças de cada um de nós? Existirão os mais e os menos importantes? Esperamos ter dinheiro, amigos, um grande amor, sucesso? Ou sonhamos com um mundo melhor,mais acolhedor? Não importa. Não há medida para esse sentimento. Interessa mantê-lo, renová-lo, pois, somente, dessa maneira, haverá o brilho no olhar. Afinal, "tudo vale a pena, se a alma não é pequena", como nos ensina Fernando Pessoa, o grande poeta português. Eis minha grande esperança: olhos no amanhã,e a mão a semear o hoje.