SAS Plataforma de Educação comenta tema de Redação do ENEM 2018

• SAS

Alunos deveriam tomar cuidado para não focar exclusivamente em Fake News, pois isso fugiria do tema

O tema da Redação do Enem 2018 é “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. De acordo com Vinícius Beltrão, consultor pedagógico do SAS, a proposta não surpreende, pois está dentro da realidade vivida nos últimos anos, devido à extrema exposição de parte da população nas redes sociais e recentes situações de grandes empresas que se apropriaram de dados dos usuários para tráfico de informações.

O professor avalia a escolha do Inep como coerente, pois é um tema acessível aos alunos, que também são usuários da internet. Apesar disso, Beltrão ressalta que se trata de um tema com a capacidade de testar o conhecimento dos alunos em relação às temáticas de atualidades. “Os estudantes devem analisar questões globais e não somente de sua vivência pessoal”, orienta o professor.

Sobre as possíveis intervenções sociais, Beltrão acredita que os alunos poderiam propor estratégias de proteção dos dados dos usuários na rede, inclusive relacionando à Lei Geral de Proteção de Dados, aprovada recentemente no Brasil. “O estudante pode, ainda, propor iniciativas educacionais, como um programa de educação cibernética na qual professores trabalhem limites e possibilidades da internet, tecnologia e redes sociais dentro da sala de aula”, acrescenta.

Beltrão explica que é possível, ainda, relacionar o assunto com o impacto psicológico que a manipulação e o controle de dados pessoais pode trazer às pessoas, além da temática do acesso intensivo à internet e o impacto desse comportamento nas relações sociais.

A fuga do tema proposto é um dos quesitos que zera a nota dos alunos na Redação. “O tema deste ano pode levar os alunos a focarem na temática das fake news, uma vez que traz a questão da manipulação. Este seria um erro gravíssimo”, explica o professor.

Para acessar o gabarito da prova em tempo real, acesse: https://enem.saseducacao.com.br