ENEM 2018: questão da prova de Matemática é anulada por já ter sido aplicada em outro vestibular

• ZH

Exercício havia sido utilizado em seleção da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

O Ministério da Educação (MEC) decidiu anular uma questão da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM 2018. O mesmo exercício havia sido aplicado em um vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

"O item da prova foi formulado por um professor que compõe o Banco de Elaboradores de Itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e, em decorrência do descumprimento dos requisitos de ineditismo e sigilo, a questão está anulada", diz a nota emitida pelo ministério.

Conforme o MEC, a questão foi elaborada em 2012 para o INEP por um professor que, à época, estava vinculado à UFPR. No entanto, posteriormente, em 2013, foi utilizada no vestibular da própria universidade, para ingresso em 2014, o que não deveria ter ocorrido.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, contatou o reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, que colocou a instituição à disposição para colaborar com a apuração. A universidade havia celebrado um Acordo de Cooperação Técnica com o INEP para integrar o processo de elaboração e revisão de itens do Banco Nacional de Itens (BNI).

De acordo com a nota, a Comissão de Sindicância do MEC irá apurar o ocorrido, que pode culminar em instauração de processos administrativo, cível e/ou criminal.

Confira a lista com o número da questão anulada em cada caderno de prova do ENEM 2018:

Caderno Amarelo – 150;
Caderno Cinza – 170;