MEC libera calendário do SiSU 2019

• MEC

O candidato deve ter feito o Enem 2018 e sua nota de redação tem que ser maior que zero, pois é a partir da nota obtida no exame que o candidato consegue participar do processo é disputar uma vaga.

O Ministério da Educação, por meio do Diario Oficial da União, divulgou nesta quarta-feira (21/11) o cronograma da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019. As inscrições estarão abertas a partir do dia 22 de janeiro de 2019 e seguem até até as 23 horas e 59 minutos do dia 25 de janeiro.

Para participar, o candidato deverá ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2018. Durante a inscrição, ele poderá manifestar interesse em até duas opções de vaga em cursos de instituições de ensino superior no país.

O processo seletivo do SiSU referente à primeira edição de 2019 será constituído de uma única chamada. O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro.

As matrículas ou registro acadêmico para os selecionados será realizada nos dias 30 de janeiro a 4 de fevereiro. O candidato deverá observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio disponibilizado na IES em que submeteu candidatura.

Já para a lista de espera, candidatos devem manifestar interesse entre os dias 28 de janeiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 4 de fevereiro. Selecionados na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderão participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

O SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma informatizada em que instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM. Estudantes já matriculados em IES públicas pelo país podem concorrer.

No processo de inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso, que são possíveis ser alteradas durante o período de candidaturas. A seleção é realizada através das notas maiores, observando as média e pesos de cada curso. Entre as vagas, há oportunidades reservadas no sistema de cotas. Para participar, o interessado deve atender os pré-requisitos de cada uma das ações afirmativas.

Cronograma SISU 2019

Confira abaixo o cronograma SISU 2019 e confira as datas do SISU 2019 no calendário do Sistema de Seleção Unificada:
Data     Evento
24/01 a 29/01     Período de inscrições do SISU, com divulgação das notas de corte do sistema de Seleção Unificada
30/01     Divulgação dos resultados da primeira chamada do programa
30/01 a 10/02     Prazo para participara da lista de espera SISU 2019
03/02 a 07/02     Matrícula da primeira chamada – pode ser estendido, a critério da instituição de ensino
16/02     Convocação dos candidatos inscritos na lista de espera do SISU.

FONTE: MEC