Aplicação das provas do Vestibular 2019 da UFRGS começa neste domingo

• UFRGS

Mais de 28 mil candidatos disputam 4.017 vagas. Provas estão sendo aplicadas em 46 escolas de Porto Alegre, Imbé/Tramandaí e Bento Gonçalves

Com as provas de Física, Literatura em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna, teve início neste domingo, 6, o Concurso Vestibular 2019 da UFRGS. Ao total, 28.503 candidatos participam do concurso em 46 locais de provas: 03 em Bento Gonçalves, 04 em Imbé/Tramandaí e 39 em Porto Alegre.

Neste ano, são ofertadas 4.017 vagas em 90 cursos de graduação. Desse montante, 50% das vagas são reservadas a egressos do Sistema Público de Ensino Médio, conforme o Programa de Ações Afirmativas da UFRGS. São 8 modalidades de cotas, subdivididas entre pessoas com deficiência, autodeclarados étnico-racial e critérios de renda. Os cursos com maior densidade são Medicina (76,4 candidatos/vaga), Psicologia – Diurno (25,33), Psicologia – Noturno (24,48), Fisioterapia (21,1) e Medicina Veterinária (16,66).

O concurso estende-se até quarta-feira, 9. Em todos os dias, as provas iniciam às 8h30 e os candidatos têm 4h30 para responder às questões. Os vestibulandos somente poderão sair das salas após decorridas duas horas do início da prova. Os gabaritos são divulgados sempre às 17h, no site www.vestibular.ufrgs.br. Já as médias e abstenções serão publicados no dia seguinte a cada prova, às 9h30.

Amanhã, 7, serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Redação; na terça-feira, é a vez de Biologia, Química e Geografia. Na quarta-feira, encerrando o concurso, os candidatos responderão a questões de História e Matemática. Todas as informações relativas ao Vestibular 2019 estão disponíveis no site www.vestibular.ufrgs.br e no www.PasseNaUFRGS.com.br, do Universitário