Para que serve o ENEM?

• ZERO HORA

Para que serve o ENEM?

O começo do ano é sempre decisivo para os estudantes que buscam uma vaga no Ensino Superior. Isso porque em janeiro sai o resultado individual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos que fizeram a última edição das provas, aplicadas em novembro de 2018, poderão conferir o desempenho nesta sexta-feira (18).

Mas para que serve a nota no ENEM? O exame abre portas para o ingresso em cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Programa Universidade para Todos (ProUNI) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), além de ser utilizada por instituições portuguesas para seleção de alunos em cursos de graduação e pós-graduação.

Conheça um pouco mais sobre cada uma das iniciativas e o cronograma de inscrições:

SiSU

O que é?

Sistema do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas a candidatos que realizaram o ENEM.  Podem participar do processo seletivo estudantes que prestaram as provas em 2018 e obtiveram nota superior a zero na redação.

22 a 25 de janeiro:  inscrições no sistema
28 de janeiro: resultado da chamada regular
28 de janeiro a 4 de fevereiro: prazo para participar da lista de espera
30 de janeiro a 4 de fevereiro: matrícula da chamada regular
A partir de 7 de fevereiro: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

ProUNI

O que é?

Programa que oferece bolsas de estudos em instituições privadas de Educação Superior. Para participar é preciso ter feito o ENEM 2018. Ainda é necessário cumprir um dos requisitos: ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública, ou em instituição privada como bolsista integral, possuir alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

29 de janeiro até 1º de fevereiro: inscrições no site do programa
4 de fevereiro: divulgação do resultado da primeira chamada
4 a 12 de fevereiro: comprovação das informações nas instituições de ensino
18 de fevereiro: resultado da segunda chamada
18 a 25 de fevereiro:  comprovação das informações nas instituições de ensino para os aprovados na segunda chamada.

FIES

O que é?

Programa de financiamento estudantil, que se divide em duas modalidades:  novo FIES (oferta de vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos) e  P-FIES (destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos). Para participar é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos nas provas objetivas do ENEM e não ter zerado a redação.

5 a 12 de fevereiro: inscrições no site do programa
18 de fevereiro:  resultado das modalidades FIES e P-FIES
19 a 25 de fevereiro: complementação da inscrição para candidatos pré-selecionados na chamada única da modalidade FIES.

Instituições privadas

Algumas instituições privadas de Ensino Superior utilizam a nota no ENEM para selecionar estudantes, sem necessidade de participação nos vestibulares.

Instituições portuguesas

Por meio de convênios firmados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com universidades portuguesas, é possível o uso dos resultados do ENEM na seleção de brasileiros interessados em cursar uma graduação ou pós-graduação no país europeu. São 37 instituições lusitanas selecionam candidatos do Brasil com a nota do exame.

Veja a lista:

Universidade de Coimbra