ENEM 2018: confira médias, notas máximas e mínimas em cada uma das provas

• ZERO HORA

Provas do ENEM 2018 foram aplicadas em novembro

Ciências Humanas foi a prova com melhor desempenho médio entre os candidatos participantes da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em uma escala de zero a mil — a média de proficiência foi de 569,2 pontos. Já o pior resultado foi verificado em Ciências da Natureza, com nota média de 493,8.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta sexta-feira (18) o desempenho geral dos candidatos no exame, que teve provas aplicadas em novembro de 2018. Em Matemática, a nota média foi de 535,5. No entanto, foi a prova que teve a maior nota entre todas as áreas do ENEM — 996,1. Em Linguagens, a média ficou 526,9.

A nota nas provas objetivas do ENEM é calculada usando a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Assim, se a questão teve grande número de acertos é considerada fácil e, por essa razão, vale menos pontos. O estudante que acertou um item com alto índice de erros, por exemplo, ganha mais pontos por ele.

Na prova de Redação, dos 4,1 milhões de participantes, apenas 55 tiraram a nota máxima. O número é maior do que o registrado em 2017, quando 53 pessoas tiraram nota máxima.

Confira as médias, as notas mínimas e as máximas nas provas do ENEM:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Proficiência Média Geral – 526,9
Proficiência Mínima – 318,8
Proficiência Máxima – 816,9

Proficiência Média Geral – 522,8
Redações Nota Zero – 112.559
Redações Nota Mil – 55

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Proficiência Média Geral – 569,2
Proficiência Mínima – 387,2
Proficiência Máxima – 850,4

Matemática e suas Tecnologias

Proficiência Média Geral – 535,5
Proficiência Mínima – 360
Proficiência Máxima – 996,1

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Proficiência Média Geral – 493,8
Proficiência Mínima – 362,5
Proficiência Máxima – 869,6

Para calcular a média das notas e o benefício do ENEM na UFRGS, acesse a CALCULADORA DO ENEM.

Fonte: Zero Hora