Home Notícias

O que causa as estações do ano? Por que a Terra tem estações?

  • NASA
  • NASA

O que causa as estações do ano? Por que a Terra tem estações?

A resposta curta:

O eixo inclinado da Terra causa as estações do ano. Ao longo do ano, diferentes partes da Terra recebem os raios mais diretos do Sol. Então, quando o Polo Norte se inclina em direção ao Sol, é verão no Hemisfério Norte. E quando o Polo Sul se inclina em direção ao Sol, é inverno no Hemisfério Norte.

É tudo sobre a inclinação da Terra!

Muitas pessoas acreditam que a Terra está mais próxima do Sol no verão e é por isso que é mais quente. E, da mesma forma, eles acham que a Terra está mais distante do sol no inverno.

Embora essa ideia faça sentido, ela está incorreta.

É verdade que a órbita da Terra não é um círculo perfeito. É um pouco desigual. Durante parte do ano, a Terra está mais próxima do sol do que em outros momentos. No entanto, no Hemisfério Norte, estamos tendo inverno quando a Terra está mais próxima do sol e verão quando está mais distante! Comparada à distância do sol, essa mudança na distância da Terra ao longo do ano não faz muita diferença para o clima.

Órbita desigual da Terra

Periélio da Terra (ponto mais próximo do Sol) = 147.000.000 km do Sol

Afélio da Terra (ponto mais distante do Sol) = 152.000.000 km do Sol

Embora seja uma diferença de mais de 5 milhões de quilômetros, em relação distância total não é muito, algo como pouco mais de 3%.

O afélio (quando a Terra está mais distante do Sol) ocorre em julho e o periélio (quando estamos mais próximos) ocorre em janeiro. Para aqueles que moram no Hemisfério Norte, onde é verão em julho e inverno em janeiro, isso parece inverso, não é? Isso apenas demonstra que a distância da Terra ao Sol não é a causa das estações.

Há uma razão diferente para as estações da Terra.

O eixo da Terra é um polo imaginário que atravessa o centro da Terra, do "topo" ao "fundo". A Terra gira em torno deste polo, fazendo uma volta completa a cada dia. É por isso que temos dia e noite, e porque cada parte da superfície da Terra recebe um pouco de cada vez.

A Terra tem estações porque seu eixo não se mantém reto.

Mas o que causou a inclinação da Terra?

Há muito, muito tempo atrás, quando a Terra era jovem, acredita-se que algo grande atingiu a Terra e a derrubou. Então, em vez de girar com o eixo reto para cima e para baixo, ele se inclina um pouco.

A propósito, o grande corpo que atingiu a Terra é chamado THEIA. Também abriu um grande buraco na superfície. Essa grande colisão enviou uma enorme quantidade de poeira e entulho para a órbita. A maioria dos cientistas pensa que esses escombros, com o tempo, se tornaram nossa Lua.

À medida que a Terra orbita o Sol, seu eixo inclinado sempre aponta na mesma direção. Assim, ao longo do ano, diferentes partes da Terra recebem os raios diretos do sol.


Às vezes, é o polo norte que se inclina para o Sol (por volta de junho) e, às vezes, é o polo sul que se inclina para o Sol (por volta de dezembro).

É VERÃO em JANEIRO no hemisfério SUL, porque os raios do Sol atingem mais diretamente essa parte da Terra do que em qualquer outro ponto na órbita da Terra - ou, em outras palavras, mais diretamente do que em qualquer outra época do ano.

É INVERNO em JUNHO no Hemisfério SUL, porque é nessa hora que o polo NORTE está inclinado para o sol.


FONTE:

https://spaceplace.nasa.gov/seasons/en/

CONTATO
ONDE ESTAMOS?
Encontre aqui a unidade mais
PRÓXIMA DE VOCÊ