UFRGS permanece entre as vinte melhores universidades da América Latina no QS Ranking

• UFRGS

Foi divulgada em 11/11/2020, a edição 2021 do QS Latin America University Rankings, que classifica as melhores universidades dos países da América Latina. A UFRGS obteve a 19ª posição entre 410 instituições, tendo permanecido na mesma posição em relação ao ano anterior e mantendo-se no grupo das 5% melhores.

Entre as 94 brasileiras presentes no ranking, a UFRGS ficou em sétimo lugar e é a única da Região Sul entre as 20 melhores. Apenas entre as federais, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul é a terceira melhor, atrás apenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (9º, no geral) e Universidade Federal de Minas Gerais (15º). As três primeiras posições no geral também não se alteraram, sendo a primeira colocada a Pontifícia Universidade Católica do Chile, seguida pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Tecnológica de Monterrey (México).

Os indicadores de destaque da UFRGS são: professores com doutorado (100 pontos), artigos por professor (99.5 pontos) e rede de pesquisa internacional (99.7 pontos). O ranking avalia as universidades em oito indicadores: Reputação acadêmica (peso 30%); Reputação de empregabilidade (peso 20%); Relação estudante-docente (peso 10%); Professores com doutorado (peso 10%); Citações (peso 10%); Artigos por professor (peso 5%); Rede de pesquisa internacional (peso 10%); Impacto na web (peso 5%).

A Quacquarelli Symonds (QS) é uma empresa britânica especializada em educação que publica anualmente a relação das melhores universidades do mundo. O ranking completo e mais informações sobre a metodologia de avaliação podem ser conferidos em: https://www.topuniversities.com/university-rankings/latin-american-university-rankings/2021.

ufrgs.br