UFRGS2018: Saiu o Listão

• UFRGS

A partir de agora, é importante que os candidatos estejam atentos à documentação necessária para a matrícula. O processo é dividido em duas etapas, sendo que a primeira será realizada via internet, pelo Portal do Candidato, entre os dias 21 e 25 de janeiro. Depois, é feita a matrícula presencial, quando o aluno comparece na Comissão de Graduação do seu curso para efetivar a inscrição nas disciplinas.

Os calouros classificados para o 1º semestre realizarão as matrículas presenciais entre 27 de fevereiro e 1º de março. Os estudantes classificados para o 2º semestre só terão de realizar a segunda etapa de matrícula entre 10 e 12 de julho.

Além destas duas etapas, os candidatos ingressantes pelas modalidades de reservas de vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas devem também se apresentar à Comissão de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial, em data, horário e local divulgados em edital próprio de convocação. Essa é uma novidade no vestibular 2018, após denúncias de fraude envolvendo o ingresso de cotistas raciais na universidade.

Outra novidade este ano é inclusão da reserva de vagas para pessoas com deficiência. Com isso, cada modalidade de cota é dividida em duas novas categorias: PcD (destinada a pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtorno do espectro autista ou com deficiência múltipla) e não-PcD.

Documentos para matrícula:
– Certificado de Conclusão e Histórico Escolar completo do Ensino Médio. Em caso de candidato que tenha concluído o Ensino Médio no exterior, é necessária a apresentação de Declaração de Equivalência de Estudos;

– Documento de identidade atualizado;

– CPF (se o CPF estiver registrado no documento de identidade apresentado, servirá para efeito de comprovação);

– Declaração assinada de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior.

Os candidatos classificados para o curso de Educação Física também devem entregar, no dia da matrícula presencial (2ª etapa), atestado médico de capacitação física, expedido por médico, com carimbo e assinatura.

Cotistas
Além dos documentos obrigatórios a todos os candidatos, os vestibulandos aprovados via reserva de vagas têm de entregar, exclusivamente através do Portal do Candidato e na forma de arquivos digitalizados de boa qualidade gerados a partir de documentação original, os outros documentos. A lista completa pode ser conferida no site da universidade.

Cronograma:
Até 20 de janeiro – lista de aprovados
21 a 25 de janeiro – primeira etapa na matrícula, via site da UFRGS
27 de fevereiro a 1º de março – matrícula presencial dos aprovados para o primeiro semestre
10 a 12 de julho – matrícula dos aprovados para o segundo semestre

Consulte o seu nome AQUI!

PasseNaUFRGS