SiSU2018: primeiras notas de corte são divulgadas

• ZH

Candidatos podem se inscrever no sistema até as 23h59min de sexta-feira (26). Assim como nos anos anteriores, em 2018 serão abertos dois processos seletivos.

Foram divulgadas na madrugada desta quarta-feira (24) as primeiras notas de corte do primeiro processo seletivo de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema mostra, a cada dia, uma nota de corte parcial, baseada nas notas das pessoas que já se inscreveram até o momento naquele curso e naquela universidade. Ela é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição – não garante seleção para a vaga ofertada. As atualizações seguem até o último dia de inscrições, sexta-feira (26). As notas podem ser conferidas no site do Sisu.

Assim como nos anos anteriores, em 2018 serão abertos dois processos seletivos. Um deles, com inscrições neste fim de janeiro, distribuirá vagas para o primeiro semestre letivo. O outro, com inscrições programadas para o fim de maio, será destinado ao preenchimento de vagas para iniciar os estudos nas universidades e institutos federais participantes no segundo semestre.

De acordo com as regras do Sisu, podem concorrer às vagas estudantes que tenham feito a mais recente edição do Enem e obtido nota acima de zero na prova de redação. No total, são 239.601 vagas de graduação disponíveis em 130 instituições – entre universidades e institutos federais.

Quem pode se inscrever?

Todos que tenham feito o Enem 2017 e que não zeraram a redação. Candidatos matriculados em instituições de Ensino Superior podem concorrer, mas não podem ocupar duas vagas simultaneamente em estabelecimentos públicos.

Os cursos

O candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Ao final dessa etapa, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, conforme as notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Caso a nota possibilite classificação nas duas opções, ele será selecionado exclusivamente para a primeira.

Como fazer

A inscrição no site do Sisu deve ser feita com o número de inscrição e a senha do Enem 2017, sem cobrança de taxas. O Sisu ficará disponível entre a 0h de terça-feira (23) e as 23h59min de sexta (26), ininterruptamente.