✎Inscrições para curso de Medicina na Universidade Feevale estão abertas até 4 de julho
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Aulas se iniciam dia 30 de julho, no Campus II da Instituição
Estão abertas, até as 18h do dia 4 de julho, as inscrições para o curso de Medicina da Universidade Feevale. As aulas se iniciam dia 30 de julho, no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). As inscrições podem ser realizadas no setor Atendimento Feevale dos câmpus I e II ou pelo site www.feevale.br/medicina,
onde também é possível acessar o edital completo.
O ingresso se dará por meio de resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2015, 2016 e 2017. A Feevale adotará o critério de Inclusão Regional, que tem por objetivo estimular o acesso dos estudantes que concluíram todo o Ensino Médio no entorno da Universidade. Essa política de ação inclusiva será feita por meio de um acréscimo de 2% na média final de classificação obtida pelo candidato que concluiu todos os anos do Ensino Médio nas seguintes cidades: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Presidente Lucena, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara e Três Coroas.
São oferecidas 30 vagas neste processo seletivo. Os estudantes selecionados participarão de atividades práticas desde o primeiro semestre de formação, com atendimento à comunidade na rede de atenção básica dos municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti e Sapiranga, nos hospitais conveniados (como, por exemplo, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo, o Hospital Regina e o Hospital de Sapiranga) e no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES), localizado junto ao Câmpus II da Feevale.
Inscrições:
On-line: www.feevale.br/medicina
Presencial: Atendimento Feevale (Novo Hamburgo)
Câmpus I: Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, 1º andar, sala 112, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22h15min
Câmpus II: ERS-239, 2755, térreo do prédio Lilás, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min; sábado, das 8h às 12h
Publicação das inscrições homologadas: 11 de julho
Resultado do processo: até 13 de julho
Chamada de suplentes: a partir do dia 17 de julho
Início das aulas: 30 de julho
Áreas de formação médica
O currículo do curso de Medicina proposto pela Universidade Feevale está organizado a partir das três grandes áreas que constituem a formação médica: Atenção à Saúde; Gestão em Saúde; e Educação em Saúde. A Atenção à Saúde, tanto em âmbito individual quanto coletivo, envolve a identificação das necessidades de saúde, o desenvolvimento e a avaliação de planos terapêuticos e projetos de intervenção coletiva. Constitui área central na formação do médico, perpassando toda a formação, ao longo dos seis eixos que compõem o currículo do curso:
Eixo I – Bases Moleculares e Celulares: contempla o estudo dos conhecimentos das bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados aos problemas da prática médica.
Eixo II – Saúde e Sociedade: aborda a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo do processo saúde-doença.
Eixo III – Investigação Diagnóstica: aborda o processo saúde-doença do indivíduo e da população, em seus múltiplos aspectos de determinação, ocorrência e intervenção.
Eixo IV – Processo Saúde-Doença: desenvolve a propedêutica médica, contemplando a capacidade de realizar história clínica, exame físico, conhecimento fisiopatológico dos sinais e sintomas, capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico-pessoa sob cuidado.
Eixo V – Estágio Curricular Obrigatório – Internato: promove a articulação de todos os conhecimentos abordados ao longo do percurso formativo, a partir da formação em serviço, em regime de internato, sob supervisão, desenvolvido nas diferentes áreas de atuação médica.
Eixo VI – Flexibilização Curricular: busca enriquecer o currículo ao permitir ao estudante que escolha, no seu percurso formativo, parte dos componentes curriculares que confiram certa originalidade à sua formação.