Unicamp 2019: Novo modelo de vestibular reduz inscritos, mas dispara concorrência

• G1

Relação candidato x vaga em medicina salta de 278,9 para 330. Este ano será o primeiro em que haverá divisão de aprovados: 80% no processo tradicional e 20% pelo ENEM.

A concorrência por um lugar na Unicamp "disparou" no Vestibular 2019, primeiro em que há divisão de 80% das cadeiras para o processo seletivo e 20% no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 76.312 inscritos na disputa por 2.589 vagas em 69 cursos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (21).

O número de inscritos é 8,9% menor que o ano anterior, quando houve recorde de 83,7 mil candidatos. A mudança no sistema de seleção, no entanto, tornou a disputa mais acirrada, sendo que 645 das 3.340 vagas da Universidade Estadual de Campinas estarão disponíveis pelo Enem.

Com a novidade, os candidatos vão perceber maior concorrência nos principais cursos. Em medicina, por exemplo, passou de 278,9 vestibulandos por vaga para 330, uma alta de 18,27%. Na média, a relação passou de 25,1 no ano passado para 29,5 este ano.

A tabela completa pode ser conferida na página da Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp (Comvest).

Veja os cursos mais concorridos

Unicamp 2019: Relação candidato x vaga

Curso 2018 2019
Medicina (Integral) 278,9 330,0
Arquitetura e Urbanismo (Noturno) 97,6 102,4
Ciências Biológicas (Integral) 51,8 57,9
Comunicação Social - Midialogia (Integral) 48,5 54,6
Ciência da Computação (Noturno) 27,9 39,1
Farmácia (Integral) 29,1 38,5
Engenharia Química (Integral) 34,8 37,8
Engenharia de Computação (Integral) 24,1 35,7
Enfermagem (Integral) 30,1 34,9
Odontologia (Integral) 32,1 34,6

Fonte: Comvest

Maior disputa é benéfica

Coordenador executivo da Comvest, José Alves de Freitas Neto vê a maior disputa como benéfica para a instituição.

"Todas as vezes que temos um processo mais competitivo, em tese, temos resultados melhores para a universidade".

Sobre a redução de inscritos, Neto atribui os números a dois fatores: mudança no sistema de seleção e persistência da crise econômica.

"Em outras universidades que aderiram ao Sisu [Sistema de Seleção Unificada], houve uma certa retração [nos inscritos]. Os candidatos tentam entender um pouco mais o sistema, como se acomodam esses dados", analisa.

Para o coordenador, no entanto, o número de inscritos ficou acima da expectativa, que era de 73 mil candidatos. "Surpreendente foi o crescimento muito alto do ano passado."

Vestibular da Unicamp

Provas

Os locais de prova da 1ª fase serão divulgados no dia 26 de outubro pela comissão de vestibulares.

Curitiba (PR) e Salvador (BA) terão aplicação do exame a partir deste ano, e a Unicamp avalia como "bastante positivo" o número de inscritos nestas capitais. Foram 1.065 em Curitiba e 1.119 na cidade baiana.

As demais capitais com provas são Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP).

No estado de São Paulo o vestibular será aplicado em Araçatuba, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Em relação ao Enem, as inscrições para o edital ocorrerão de 15 de outubro a 14 de novembro, e poderão ser feitas pelo site da Comvest.

A opção também pode ser uma porta de entrada por quem vai prestar o vestibular pelo processo tradicional e fez a prova do Enem. A taxa de inscrição para esse público será de R$ 15. Já os que vão tentar a Unicamp somente via Enem deverão pagar R$ 30.

Inclusão social

Os percentuais de inclusão entre os candidatos inscritos para o Vestibular 2019 ficaram próximos dos números do ano passado. Oriundos da rede pública passaram de 30,7% para 30,9%.

Autodeclarados pretos e pardos eram 22,4% e este ano são 21,8%. Os vestibulandos que optaram pelas cotas são 12%. É o primeiro ano que a Unicamp oferece a opção de cotas para pretos e pardos.

Calendário do Vestibular 2019 da Unicamp

1ª fase 18 de novembro de 2018