ENEM 2018: regra que atribuía nota zero para redação contra os direitos humanos é retirada de manual do Inep

• G1

Inep divulgou a 'Cartilha da Redação' nesta sexta-feira (28); proposta de intervenção que respeite os direitos humanos, porém, continua sendo obrigatória para que redação tire nota mil.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira (28), a "Cartilha da Redação" da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma espécie de manual que explica aos candidatos como funciona a correção da prova de redação e o que pode ou não pode ser feito na prova (baixe aqui o documento em pdf).

Pela primeira, o Inep retirou da lista de razões para uma redação levar a nota zero o item "desrespeito aos direitos humanos". O motivo da mudança foi para atender a uma decisão judicial que, em 2017, proibiu

Em julho, o Inep já havia antecipado ao G1 que seguiria a decisão judicial para "garantir tranquilidade aos participantes".

Nem nota zero, nem nota mil

Desde o ENEM do ano passado, desrespeitar os direitos humanos na redação não leva nota zero. Porém, a atitude também garante que o candidato não vai receber a nota mil.

Isso porque as regras da redação mencionavam o respeito aos direitos humanos em dois momentos, e da decisão judicial só diz respeito a um deles, justamente os motivos para a nota zero.

O outro momento em que a "Cartilha da Redação" proíbe essa prática é nas regras das competências.

A redação de cada candidato é corrigida de acordo com cinco competências. A competência 5 exige do estudante "Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanas".

Como a nota final representa a soma de cada competência, e cada uma pode render ao candidato no máximo 200 pontos, caso o estudante inclua, em sua proposta de intervenção, alguma medida que desrespeite os direitos humanos, ele pode receber menos pontos nessa competência e, no fim, ficar mais longe da nota mil.

O que rende nota zero no ENEM 2018?

De acordo com a cartilha deste ano, três mudanças foram feitas à lista de motivos para um candidato ficar com nota zero na redação do ENEM. A primeira foi a retirada do item "desrespeito aos direitos humanos".

A segunda foi a inclusão de mais detalhes no item "impropérios desenhos e outras formas propositais de anulação": agora, o Inep deixa claro que números ou sinais gráficos fora do texto também rendem nota zero.

Por fim, a terceira foi uma maior rigidez na regra que proibia texto em língua estrangeira. Até o ano passado, só levava nota zero a redação que tivesse "texto integralmente em língua estrangeira". No ENEM 2018, porém, também terá a prova anulada o candidato que tenha "texto predominantemente em língua estrangeira".

Veja abaixo a lista de motivos para uma redação do ENEM 2018 levar nota zero:

• Fuga total ao tema.
  • Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa.
  • Extensão de até 7 linhas.
  • Cópia integral de texto(s) motivador(es) da Proposta de Redação e/ou de texto(s) motivador(es) apresentado(s) no Caderno de Questões.
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números ou sinais gráficos fora do texto).
  • Parte deliberadamente desconectada do tema proposto.
  • Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante.
  • Texto predominantemente em língua estrangeira.
  • Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

O ENEM 2018 acontecerá em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro:

04/11: primeiro dia de provas

• Provas: linguagens (45 questões), ciências humanas (45 questões) e redação
  • Duração: 5h30
  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Encerramento das provas: 19h

11/11: segundo dia de provas

• Provas: ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões)
  • Duração: 5h
  • Abertura dos portões: 12h