Planeje o Sisu mesmo antes da nota

• SAS

Candidato pode desde já conversar com a família sobre estudar em outro estado e pesquisar editais das universidades que lhe interessam

Embora o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) só esteja previsto para acontecer em janeiro, o candidato interessado em uma vaga no ensino superior da rede pública precisa se preparar desde já para o período de inscrições.

O Sisu é uma plataforma do Ministério da Educação que reúne universidades e institutos federais e estaduais que oferecem vagas aos participantes do Enem. Para o primeiro semestre de 2018, o sistema distribuiu 239,7 mil vagas, 400% a mais do que no ano de estreia, em 2010.

O estudante pode escolher até duas opções de curso, que podem ser alteradas durante os dias de inscrições. As notas de corte são definidas por cada instituição.

Nessa fase, mesmo antes de fazer as provas do Enem, o candidato já pode se preparar em pelo menos uma frente. "Ele já pode conversar com a família sobre as possibilidades financeiras de fazer a graduação em outra cidade ou outro estado", recomenda Bruno Batista, gerente de consultoria pedagógica do SAS.

Outra dica é checar os editais das universidades que interessem ao estudante para entender o peso que a instituição dá para cada área do conhecimento no Enem.

"A vantagem é que ele já pode direcionar sua opção para cursos em que os pesos possam beneficiá-lo, de acordo com seu desempenho", diz Batista.

O Sisu é um processo dinâmico, com as notas de corte dos cursos variando diariamente de acordo com a demanda e o desempenho dos candidatos. A recomendação é que o estudante se inscreva logo na abertura, mas acompanhe sua evolução diariamente, ao menos em duas horas diferentes. Com isso, ele consegue perceber se está ficando fora da primeira opção e mudar a escolha.

"Uma das vantagens é que, diferentemente do vestibular tradicional, o aluno consegue escolher o curso após o seu resultado. Se ele não entrar em medicina na cidade desejada, pode mudar para outro estado ou até de curso", explica Batista.

USP tem 25% das vagas no Sisu

Maioria ainda é destinada às ações afirmativas

Desde que aderiu ao Sisu, a USP (Universidade de São Paulo), elevou o percentual de vagas oferecidas de 13,4% no vestibular de 2016 para 25% em 2019. Para o ano que vem, das 11.147 vagas, 2.782 estarão no sistema unificado. No entanto, a maioria ainda será destinada às ações afirmativas -alunos que tenham cursado o ensino médio na rede pública e os pretos, pardos ou indígenas que tenham estudado em escola pública.

"Mas o espaço para ampla concorrência também está subindo. Já há curso de medicina na USP com vagas assim", conta Artur Costa Filho, diretor pedagógico do SAS. Ele ressalta que isso contribui para a maior diversidade de alunos nas salas de aula. "É isso o que deixa uma universidade mais rica."

FONTE:  SAS