Juntas, UFRGS, PUCRS e Unisinos lançam plano para inovação em Porto Alegre

• ZERO HORA

Aliança tem por objetivo colaborar para o desenvolvimento da Capital, tornando a cidade um polo de empreendedorismo no Estado

Três das maiores universidades do Rio Grande do Sul vão lançar na tarde desta segunda-feira (9) uma iniciativa conjunta que tem como objetivo colaborar para o desenvolvimento de Porto Alegre.

Batizada de Aliança para a Inovação, a parceria une Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O objetivo é criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. O convênio prevê o compartilhamento de recursos e parcerias com o poder público e a iniciativa privada.

O lançamento, na reitoria da UFRGS, contará com a presença do espanhol Josep Piquè, contratado para assessorar o projeto. Presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos, Piquè está associado a iniciativas semelhantes em Barcelona, Medellín (Colômbia) e Santa Catarina. Ele vai repassar a metodologia para as instituições envolvidas e auxiliar na montagem de um "pacto pela inovação".

As três instituições vinham dialogando há anos sobre as suas iniciativas isoladas, que incluem parques tecnológicos e incubadoras, e concluíram que um trabalho articulado poderia trazer resultados melhores. A Aliança para a Inovação contará com uma equipe executiva, que terá dedicação exclusiva ao projeto e será formada por duas pessoas da UFRGS, uma da PUCRS e outra da Unisinos. Também terá representantes das três reitorias. O trabalho será em sede própria, ainda a definir.

As universidades não pretendem trabalhar sozinhas. Elas esperam, com a aliança e o pacto, mobilizar entidades empresariais, órgãos governamentais e outras instituições de ensino, todos trabalhando em torno dos mesmos objetivos: estimular a inovação, gerar empreendimentos de base tecnológica, reter talentos na cidade e desenvolver espaços direcionados à atração de novos investimentos, por exemplo.

A opinião dos reitores

"Essa aliança está alinhada ao posicionamento estratégico da universidade: inovação e desenvolvimento. Além disso, a articulação entre as universidades abre perspectivas positivas de crescimento e de melhoria da qualidade de vida em nossa cidade."
Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS

"Esse é o jeito das três instituições de servir à coletividade humana: transformar os espaços de convivência pública em áreas de realizações pacíficas de nossos sonhos e possibilidades."
Marcelo de Aquino, reitor da Unisinos

"A aliança entre as três universidades é uma convergência de potencialidades complementares e aditivas essencial para que se alcancem esses objetivos em parceria com a sociedade e os governos."
Rui Vicente Oppermann, reitor da UFRGS

Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS

"Queremos criar condições para que as pessoas realizem os seus sonhos"

Uma das pessoas à frente da Aliança para a Inovação, Jorge Audy, da PUCRS, falou a Zero Hora sobre a iniciativa conjunta das maiores universidades da Capital.

O que é a Aliança para a Inovação?
É um movimento que une as três grandes universidades de Porto Alegre em prol da constituição de um ecossistema de inovação de classe mundial na cidade. Une em torno do desenvolvimento de ações articuladas, em conjunto certamente com outros atores da cidade – prefeitura, empresas, entidades empresariais, outras instituições de educação –, tendo a inovação e o empreendedorismo como molas mestras.

O que as universidades vão fazer exatamente?
Por exemplo, talvez a ação de maior visibilidade venha a ser um pacto pela inovação de Porto Alegre, ou seja, desenvolver um pacto que articule os principais agentes do desenvolvimento da cidade, da sociedade civil, das instituições de ensino, das empresas, do governo municipal, em prol da agilização, da constituição de um ecossistema de inovação que atraia novos investimentos, que permita o surgimento, o florescimento de empresas locais, de startups, de novas empresas que tenham a tecnologia e a criatividade como seus principais fundamentos. Realmente transformar Porto Alegre numa cidade melhor.

Como as universidades podem ajudar nisso?
As três universidades possuem ambientes de alto nível em termos de inovação. A ideia é articular esse conjunto de ações, que elas sejam todas alinhadas, com intencionalidade, em um processo de desenvolvimento da cidade. Porto Alegre hoje tem uma série de ações isoladas muito interessantes. O que nos falta é um pacto, um processo, que una os atores da nossa cidade. Queremos criar as condições para que as pessoas realizem os seus sonhos e construam um futuro melhor.

Essas condições são o quê? É estrutura? Suporte?
Por exemplo, precisamos de legislações que agilizem o processo de geração de novos empreendimentos de base tecnológica, nós precisamos de uma nova concepção da cidade enquanto espaço de experimentação, de protótipos e de novos produtos e serviços, necessitamos de espaços para que os jovens com novas ideias possam desenvolver essas ideias. Necessitamos criar uma atmosfera positiva para atração de investimentos do Exterior.

Que diferença faz ser uma iniciativa conjunta das três universidade?
Vivemos num mundo conectado, global, onde as capacidades somadas das três universidades do nosso Estado é muito mais do que o somatório individual das capacidades que cada uma tem isoladamente. O que estamos fazendo é nos unir para transformar os potenciais que nós temos em algo muito maior do que a simples soma do que cada um faz isoladamente. A história de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul nas últimas décadas tem sido o contrário disso. Tem se tentado fazer tudo de novo e sozinho. A nossa abordagem é fazer juntos, construir uma visão de futuros juntos, compartilhando competências, conhecimentos.

FONTE:
ZERO HORA