O Vestibular da UFRGS é composto por nove provas objetivas de múltipla escolha e uma prova de redação. A avaliação de cada uma das provas é realizada com base no seu resultado global (média e desvio padrão) e também na análise das questões que a compõem.
Detalhes das Provas Objetivas
9 provas objetivas de múltipla escolha
15 questões por prova
Escore bruto máximo: 15 pontos por prova
Avaliação da Prova de Língua Portuguesa e Redação
Escore bruto máximo: 30 pontos (15 da prova objetiva de Língua Portuguesa + 15 da redação)
A média da Prova de Língua Portuguesa leva em consideração todos os candidatos que a realizaram.
A redação não é avaliada para candidatos eliminados pelos critérios de notas e desempenho mínimos.
Portanto, a média final da Prova de Língua Portuguesa e Redação considera apenas as notas cujas redações foram efetivamente avaliadas.
Esse processo de avaliação assegura que as provas sejam analisadas de forma justa e precisa, refletindo o desempenho dos candidatos em cada área.
avaliação das questões de múltipla escolha
A análise das questões das provas de escolha múltipla permite identificar dois aspectos fundamentais:
- Índice de Facilidade: mede o grau de facilidade de uma questão, indicando se ela foi fácil ou difícil para os candidatos.
- Índice de Discriminação: avalia a capacidade de uma questão para distinguir candidatos de alto desempenho daqueles com desempenho deficiente.
Índices de Facilidade e Discriminação
Ambos os índices são calculados com base no contraste entre os grupos extremos de desempenho. Considera-se:
- Grupo Superior: 27% dos candidatos com os escores mais elevados.
- Grupo Inferior: 27% dos candidatos com os escores mais baixos.
- Grupo Médio: Os 46% restantes dos candidatos.
Índice de Facilidade (IF)
O Índice de Facilidade é calculado pela proporção de candidatos nos grupos inferior e superior que escolheram a alternativa correta. Esse índice indica se a questão foi considerada fácil ou difícil. Um índice alto indica que a questão foi fácil, e um índice baixo indica que foi difícil. O Índice de Facilidade é assim definido:
Onde:
NAI: número de candidatos do grupo inferior que acertaram a questão.
NAS: número de candidatos do grupo superior que acertaram a questão.
NTI: número total de candidatos do grupo inferior.
NTS: número total de candidatos do grupo superior.
Índice de Discriminação (ID)
O Índice de Discriminação indica a eficiência de uma questão em discriminar os candidatos com desempenho superior daqueles com desempenho inferior. Ele é calculado pela proporção da diferença entre os candidatos que erraram a questão nos dois grupos extremos. O Índice de Discriminação é assim definido:
Onde:
NNI: número de candidatos do grupo inferior que erraram a questão.
NNS: número de candidatos do grupo superior que erraram a questão.
NTG: número total de candidatos no grupo superior ou inferior, o que for maior.
Índices de Facilidade e Discriminação
Ambos os índices são calculados com base no contraste entre os grupos extremos de desempenho. Considera-se:
- Grupo Superior: 27% dos candidatos com os escores mais elevados.
- Grupo Inferior: 27% dos candidatos com os escores mais baixos.
- Grupo Médio: Os 46% restantes dos candidatos.
Índice de Facilidade (IF)
O Índice de Facilidade é calculado pela proporção de candidatos nos grupos inferior e superior que escolheram a alternativa correta. Esse índice indica se a questão foi considerada fácil ou difícil. Um índice alto indica que a questão foi fácil, e um índice baixo indica que foi difícil. O Índice de Facilidade é assim definido:
Onde:
NAI: número de candidatos do grupo inferior que acertaram a questão.
NAS: número de candidatos do grupo superior que acertaram a questão.
NTI: número total de candidatos do grupo inferior.
NTS: número total de candidatos do grupo superior.
Índice de Discriminação (ID)
O Índice de Discriminação indica a eficiência de uma questão em discriminar os candidatos com desempenho superior daqueles com desempenho inferior. Ele é calculado pela proporção da diferença entre os candidatos que erraram a questão nos dois grupos extremos. O Índice de Discriminação é assim definido:
Onde:
NNI: número de candidatos do grupo inferior que erraram a questão.
NNS: número de candidatos do grupo superior que erraram a questão.
NTG: número total de candidatos no grupo superior ou inferior, o que for maior.
Classificação das Questões
As questões são classificadas quanto à Facilidade e Discriminação com base nos seguintes índices:
Pode-se compreender os índices através dos casos extremos apresentados no quadro seguir, em que todos os candidatos do grupo (por exemplo, em número de 100) acertaram ou erraram a questão analisada.
Análise dos exemplos:
- 1º Caso: Nenhum candidato acerta a questão
Facilidade: 0% dos candidatos acertaram. A questão é muito difícil.
Discriminação: 0%. A questão não discrimina a qualidade dos candidatos.
- 2º Caso: O grupo superior acerta e o inferior erra
Facilidade: 50% dos candidatos do grupo superior acertaram. A questão é fácil.
Discriminação: 100%. A questão discrimina com eficiência os candidatos bem preparados dos mal preparados.
- 3º Caso: O grupo inferior acerta e o superior erra
Facilidade: 50% dos candidatos do grupo inferior acertaram. A questão é difícil.
Discriminação: 0%. A questão não discrimina adequadamente.
- 4º Caso: Todos acertam a questão
Facilidade: 100% dos candidatos acertaram. A questão é muito fácil.
Discriminação: 0%. A questão não discrimina os candidatos.
Essa metodologia de avaliação das questões foi baseada na obra de Heraldo Marelim Vianna, Testes em Educação (1976).