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quais são os conteúdos cobrados?

confira o conteúdo completo e fique bem preparado para o seu vestibular.

O Programa de Provas do Vestibular UFRGS segue os conteúdos das disciplinas definidos pelas Resoluções nºs 22/1997, 14/1998, 23/2000, 18/2002, 09/2004 e 27/2004 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). O conteúdo completo está disponível abaixo, além de ser publicado no Manual do Candidato. Confira as informações detalhadas sobre os programas de cada matéria para se preparar da melhor forma possível para o vestibular.

Este programa envolve conhecimentos relativos à Biologia estudados nos diferentes níveis de ensino. Espera-se que o candidato possua um conhecimento abrangente e integrado dos fenômenos que compõem o mundo biológico, sendo capaz de:
- Caracterizar fenômenos e processos biológicos
- Estabelecer relações entre diferentes conceitos, processos, fenômenos e modelos da Biologia
- Analisar e interpretar experimentos, esquemas, gráficos, tabelas, situações e simulações propostas
- Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de situações-problema e na análise de informações divulgadas pelos meios de comunicação

A prova enfatizará as abordagens evolutiva e ecológica, analisando e interpretando o mundo biológico no contexto da vida cotidiana.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Organização dos seres vivos
• Composição química
• Estrutura, funcionamento e diversidade das células
• Divisão celular
• Diferenciação celular e tecidos animais e vegetais

Diversidade dos seres vivos
• Origem da vida e evolução dos principais grupos
• Caracterização
• Estrutura e função (funcionamento)

Continuidade da vida
• Reprodução, crescimento e desenvolvimento dos seres vivos
• Hereditariedade
• Processos evolutivos

Seres vivos e ambiente em interação
• Fluxo de energia e matéria nos ecossistemas
• Dinâmica das comunidades biológicas
• Conservação da natureza

A prova de Física abrange os principais conceitos e fenômenos da disciplina, exigindo do candidato a compreensão e aplicação dos conteúdos para a resolução de problemas e interpretação de fenômenos físicos.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Cinemática
• Grandezas escalares e vetoriais
• Movimentos retilíneos
• Representação gráfica do deslocamento, velocidade e aceleração em função do tempo
• Movimentos bidimensionais: movimento circular uniforme e de projéteis

Dinâmica
• Ponto material e sistemas de referência
• As três leis de Newton e suas aplicações
• Movimentos sob a ação de forças
• Composição vetorial de forças
• Momento de uma força
• Centro de gravidade e condições de equilíbrio do corpo rígido

Gravitação
• Contextualização histórica
• Lei da atração gravitacional de Newton
• Movimentos de planetas e satélites: Leis de Kepler

Quantidade de Movimento Linear e sua Conservação • Impulso de uma força
• Quantidade de movimento linear de uma partícula e de um sistema de partículas
• Centro de massa e seu movimento
• Lei da conservação da quantidade de movimento linear e aplicações
• Colisões elásticas e inelásticas

Trabalho e Energia
• Trabalho de forças constantes e variáveis
• Interpretação geométrica do trabalho
• Potência
• Trabalho e energia cinética
• Forças conservativas e conservação da energia mecânica
• Energia potencial e trabalho de forças não conservativas
• Conservação da energia total
• Máquinas simples

Hidrostática
• Massa específica. Densidade
• Pressão
• Variação da pressão em um líquido incompressível em função da profundidade. Lei de Stevin
• Princípio de Pascal
• Princípio de Arquimedes

Termodinâmica
• Temperatura e escalas termométricas (Kelvin e Celsius)
• Lei zero da termodinâmica
• Calor como energia em trânsito
• Transmissão de calor
• Dilatação térmica
• Calor específico e capacidade térmica
• Mudanças de fase e calor latente
• Gás ideal e lei dos gases ideais
• Energia interna e Primeira Lei da Termodinâmica
• Transformações termodinâmicas
• Teoria cinética dos gases
• Máquinas térmicas e Segunda Lei da Termodinâmica
• Conceito de entropia e degradação de energia

Ondas Mecânicas e Eletromagnéticas
• Movimento harmônico simples (MHS) e movimento circular uniforme
• Osciladores massa-mola. Força Restauradora. Pêndulo simples
• Gráficos do MHS
• Energia mecânica no MHS
• Ondas transversais e longitudinais
• Ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas: velocidade de propagação, comprimento de onda, frequência e período
• Ondas: propagação, superposição, reflexão, transmissão, interferência e ondas estacionárias
• Ressonância
• Ondas sonoras: intensidade e nível de intensidade, frequência, altura, timbre, espectro sonoro e velocidade de propagação
• Batimentos
• Efeito Doppler
• Luz: natureza e propagação
• O espectro eletromagnético
• Óptica geométrica: reflexão e refração
• Espelhos e lentes. Instrumentos ópticos. Visão
• Óptica Ondulatória: interferência, difração, polarização e efeito Doppler da luz

Eletricidade e Magnetismo
• Eletrostática: carga elétrica e sua conservação
• Processos de eletrização
• Lei de Coulomb
• Campo elétrico
• Fluxo elétrico. Lei de Gauss
• Energia potencial elétrica, potencial elétrico e diferença de potencial
• Corrente elétrica, resistência elétrica e resistividade, tensão, força eletromotriz e potência elétrica
• Condutores e isolantes. Condutores ôhmicos e não-ôhmicos
• Medidas elétricas: princípios de funcionamento de medidores de intensidade de corrente, de diferença de potencial e de resistência elétrica
• Circuitos elétricos simples
• Introdução ao magnetismo
• Campo magnético: lei de Ampère e lei de Biot-Savart, campo magnético e corrente elétrica, forças exercidas sobre cargas elétricas por campos magnéticos, forças exercidas sobre condutores percorridos por corrente elétrica. O motor elétrico
• Lei de Faraday: fluxo magnético e sua variação, força eletromotriz induzida
• A Lei de Lenz e o sentido da corrente elétrica induzida
• Campo magnético produzido por variação de fluxo elétrico. O transformador
• Comportamentos magnéticos da matéria: paramagnetismo, diamagnetismo, ferromagnetismo. Histerese

Elementos de Física Moderna
• Radiação térmica de um corpo negro. Espectro da radiação térmica
• Natureza corpuscular da radiação eletromagnética. Efeito fotoelétrico
• Fótons. Relação entre a energia do fóton e a frequência ou o comprimento de onda da radiação eletromagnética
• Dualidade onda-partícula. Relação entre a quantidade de movimento do fóton e o comprimento de onda a ele associado
• Noções de Relatividade Restrita: postulados de Einstein, dilatação temporal e contração de Lorentz, velocidade, massa, quantidade de movimento e energia relativísticas
• Estrutura atômica: partículas atômicas, composição e características do núcleo atômico, espalhamento
• Modelos atômicos de Rutherford e de Bohr
• Quantização da energia, níveis de energia e transições atômicas. O átomo de hidrogênio
• Radioatividade: raios X, radiação alfa, radiação beta e radiação gama. Decaimento radioativo. Raios cósmicos
• Reações nucleares
• Radiações nucleares: riscos e precauções
• Vantagens e desvantagens da energia nuclear
• Partículas elementares

A prova de Geografia objetiva avaliar a capacidade do aluno em:
- Compreender, interpretar, analisar e sintetizar as relações dinâmicas entre sociedade e natureza.
- Refletir criticamente sobre a realidade contemporânea.

O vestibulando deve demonstrar aptidão para:
- Compreender a natureza a partir de sua dinâmica e sua sensibilidade à ação antrópica.
- Reconhecer os processos que regem a estruturação do espaço geográfico como manifestações concretas das relações sociais.
- Identificar e localizar elementos e processos dos quadros natural, social, político e econômico, nas diferentes dimensões de escala espaço-temporal.
- Compreender conceitos, fatos e processos em diferentes contextos geográficos.
- Interpretar mapas, tabelas, gráficos, textos e desenhos equivalentes, estabelecendo comparações, relações e formulando conclusões.
O programa apresentado a seguir tem como objetivo orientar o candidato em seus estudos de Geografia.

A DINÂMICA DA NATUREZA E A QUESTÃO AMBIENTAL
Elementos do universo
• Sistema solar
• Terra e Lua

Noções espaciais
• Meios de orientação
• Movimentos da Terra e suas consequências
• Fusos horários

Noções de cartografia
• Coordenadas geográficas
• Interpretação de mapas
• Escalas e Projeções cartográficas
• Sensoriamento remoto e geoprocessamento

Elementos de geologia
• Estrutura da Terra
• Rochas e minerais
• Evolução da Terra
• Tectônica de placas

Geomorfologia
• Classificação das formas de relevo
• Agentes de formação do relevo
• Sociedade e as transformações no relevo

Solos
• Formação
• Classificação
• Conservação

Atmosfera e clima
• Composição da atmosfera
• Camadas da atmosfera
• Tempo e clima
• Elementos do clima
• Ventos e massas de ar
• Correntes marítimas
• Distribuição e tipos de clima

Vegetação
• Grandes formações vegetais
• Fatores de distribuição da vegetação
• Formas de extrativismo vegetal
• Atividade agroflorestal

Hidrografia
• Ciclo hidrológico
• Oceanos
• Clima e regime fluvial
• Dinâmica fluvial
• Utilização dos rios
• Lagos
• Poluição hídrica

Problemas e questões ambientais globais
• Camada de ozônio
• Precipitação e chuva ácida
• Efeito Estufa
• Desertificação
• Biodiversidade
• Políticas e legislação ambiental

RELAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS DO HOMEM NO ESPAÇO
Organização do espaço mundial
• Nova ordem mundial: transformações políticas e econômicas
• Alianças e disputas entre as grandes potências
• Interdependência e desigualdade nas relações entre as grandes potências e os demais países
• Blocos econômicos e os sistemas comerciais
• Grandes focos de tensão no mundo atual
• Questões ambientais de caráter mundial: problemas comuns e específicos dos países ricos e pobres
• Questão da Antártica

Atividades econômicas
• Agricultura
• Evolução da agricultura
• Modernização na agricultura
• Principais mercados agrícolas
• Recursos Naturais
• Energéticos
• Minerais
• Indústria
• Concentração industrial
• Fatores de localização e desenvolvimento industrial
• Tipos de indústrias
• Regiões industriais principais e periféricas
• Transportes
• Sistemas de transporte
• Transporte urbano
• Redes e fluxos
• Circulação de mercadorias e serviços
• Redes de telecomunicações
• Sistemas financeiros

População e sua dinâmica espacial
• Estrutura, crescimento e distribuição
• Condições de vida e trabalho
• Movimentos sociais urbanos e rurais
• Mobilidade espacial da população

Estruturação do espaço agrário
• Sistemas agropecuários
• Problemas ambientais no espaço agrário
• Estrutura fundiária e reforma agrária

Processo de urbanização
• Estrutura urbana
• Problemas decorrentes da urbanização

Tendências da urbanização
• Sistemas urbanos

OBSERVAÇÃO: em todos os temas abordados no programa, deverá ser dada ênfase ao Brasil e ao Rio Grande do Sul.

A prova de História objetiva a valorização deste campo do conhecimento por meio da compreensão, reflexão e posicionamento dos candidatos sobre o processo histórico que envolve as diversas sociedades humanas ao longo do tempo e no espaço, com base nas relações sociais concretas e nas respectivas contradições resultantes. O candidato deve considerar que o programa de História está fundamentado em duas premissas principais:

- Importância da experiência histórica socialmente acumulada para a apreensão da dinâmica do processo, especialmente nas suas manifestações mais contemporâneas.

- Reconhecimento da existência de articulações entre as diferentes dimensões (local, regional e mundial), além das interligações entre o específico e o geral. Assim, além do que é peculiar, é necessário perceber o inter-relacionamento entre a História do Rio Grande do Sul, do Brasil, da América Latina e Mundial.

• História Geral
• Sociedades Antigas do Oriente e do Ocidente
• Relações sociais e de produção, organização política e cultura.
• Sociedades cristãs e islâmicas (séculos V-XV)
• Classes fundamentais do regime feudal, a base econômica e o papel da Igreja.
• Surgimento e expansão do Islã.
• Contradições do sistema feudal.
• Formação e consolidação da sociedade capitalista
• Ascensão da burguesia, expansão marítima europeia,
• Renascimento, Reforma e formação do Estado Nacional
• Antigo sistema colonial
• Revoluções burguesas, Revolução Industrial, relações de produção
• Transformações no mundo do trabalho, associativismo, sindicatos e movimento operário
• Emancipações políticas na América Latina • Nacionalismos
• Imperialismo e o colonialismo
• Primeira Guerra Mundial
• Socialismo
• Revolução de Outubro de 1917
• Nazi-fascismo e a crise de 1929
• Segunda Guerra Mundial
• Descolonização e a Guerra Fria: nacionalismo, populismo e movimentos revolucionários. Regimes militares na América Latina
• Mundialização, Globalização e Fragmentação
• Desagregação do campo socialista e seus efeitos.
• Processo de fragmentação política (Oriente Médio, África, América Latina, etc.).
• Neoliberalismo e o fim do Estado de “bem-estar social”.
• Mundialização-globalização.
• História do Brasil
• Povos originários e colonização: fundamentos e conjuntura
• Dinâmicas de organização social e resistência dos povos originários.
• Ocupação territorial, dominação europeia e delimitação das fronteiras.
• Processo de emancipação política do Brasil
• Crise do sistema colonial.
• Contexto e significado da emancipação política.
• Império
• Bases do Império e suas contradições.
• Escravidão e liberdade.
• Imigração açoriana e ítalo-germânica no Rio Grande do Sul.
• Rebeliões regionais e a Guerra dos Farrapos.
• Crise do Império e a proclamação da República.
• República Oligárquica
• Pós-abolição.
• Hegemonia dos cafeicultores, coronelismo e movimentos de oposição.
• Positivismo e PRR no Rio Grande do Sul.
• Crise da República Oligárquica.
• Nova conjuntura internacional e populismo no Brasil
• Período de Getúlio Vargas.
• Redemocratização e trabalhismo.
• Modelo de industrialização e desenvolvimento econômico.
• Crise do populismo e golpe militar de 1964.
• República após 1964
• Ditadura civil-militar.
• Estado autoritário: repressão e resistência.
• Processo de redemocratização, movimentos sociais e Nova República.
• Brasil na era da Mundialização-Globalização.
• Rio Grande do Sul atual e as relações platinas.

A prova de Língua Portuguesa tem como principal objetivo a avaliação das competências de leitura, compreensão e interpretação, bem como a capacidade de reflexão sobre os fatos da língua. Não se detém apenas na verificação imediata do domínio de terminologias e classificações pertencentes à chamada gramática tradicional. É dentro dessa perspectiva que devem ser compreendidos os conteúdos e as orientações a seguir.

CONTEÚDO PARA AS QUESTÕES DE ESCOLHA MÚLTIPLA
Leitura e Análise de Textos
• Interpretação: compreensão global do texto, significação contextual de trechos e palavras do texto, inferências, função de elementos coesivos.
• Estruturação do texto e dos parágrafos.
• Variedades de texto e de linguagem.

Sintaxe
• Frase, período, oração.
• Processos de coordenação e subordinação.
• Equivalência e transformação de estruturas.
• Discurso direto e indireto.
• Pontuação, Regência e Concordância.
• Funções das classes de palavras.

Morfologia
• Estrutura e formação de palavras.
• Classes de palavras (emprego).
• Flexão nominal e verbal.

Ortografia
• Sistema oficial vigente.
• Relações entre fonema e letra.

Semântica
• Processos de significação nos diferentes níveis semânticos: lexical, frasal e textual.
• Relações de sentido entre palavras.
• Relações de sentido nos enunciados e entre enunciados.
• Deslocamentos de sentido.

Funcionamento Social da Língua
• Variação linguística e categorias sociais.
• Variação linguística e contextos de comunicação.

Na prova de Redação, são pressupostas habilidades que vão da compreensão à expressão articulada das ideias acerca do tema formulado. O propósito aqui é aferir a competência comunicativa do candidato, manifestada através de uma redação de caráter dissertativo. Para tanto, é imprescindível que a redação contenha os aspectos detalhados a seguir:

Abordagem do Tema
A redação produzida tem de evidenciar a compreensão adequada do tema proposto e atender às orientações que vêm enunciadas na prova de Redação.

Definição do Ponto de Vista
O posicionamento diante do tema proposto é assegurado pelo ponto de vista estabelecido para a redação. O ponto de vista deve indicar o rumo da reflexão inerente a um texto de caráter dissertativo.

Contextualização do Assunto
Reflexão articulada sobre dados da realidade, referências a fontes de informação diversificadas, citações, paráfrases e/ou alusões respondem pela abrangência de uma redação de natureza dissertativa.

Estruturação
A divisão hierárquica das partes que compõem o texto e a organização de frases e parágrafos asseguram a estrutu­ração interna e externa, conferindo progressão e unidade à redação.

Linguagem
A expressão linguística pressupõe: seleção e utilização adequada, conveniente e apropriada do vocabulário, dos processos de coordenação e subordinação, dos recursos de pontuação, das estruturas de língua escrita padrão e das convenções ortográficas.

Para a elaboração do texto dissertativo, é importante que o candidato compreenda que, para qualquer tema proposto, existem várias possibilidades de abordagem. Cabe a ele ponderar e discernir sobre a abordagem mais adequada para elaborar uma redação que atenda às características especificadas, levando em conta as circunstâncias do processo de produção.

Considerando que todo texto instaura uma situação comunicativa, e que no caso da prova de Redação, se trata de uma situação em que os sujeitos que escrevem e os sujeitos que avaliam a redação se desconhecem, é fundamental que o candidato faça uma reflexão cuidadosa, faça associações e estabeleça um ponto de vista que sustente ao longo do texto, para garantir que a comunicação escrita seja eficaz.

As questões visam avaliar o conhecimento dos momentos decisivos da Literatura Brasileira por meio da análise dos textos, identificação de autores e obras, e sua inserção na cultura brasileira. Serão privilegiados os seguintes aspectos:

ASPECTOS AVALIADOS
• Contexto histórico e cultural
• Configuração da identidade nacional na literatura
• Correlações temáticas e estilísticas entre obras, autores e períodos
• Correlações entre a literatura brasileira e os grandes momentos da tradição literária ocidental, em geral, e da tradição literária portuguesa, em particular
• Termos e características essenciais da linguagem literária

LISTAGEM BÁSICA DE TÓPICOS E AUTORES
Renascimento
• Gil Vicente e Camões

Literatura no Período Colonial
• Literatura informativa
• Carta de Caminha; depoimentos de viajantes e historiadores

Barroco
• Poesia de Gregório de Matos Guerra e oratória de Antônio Vieira

Arcadismo
• Poesia de Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga
• Épica de Basílio da Gama

Romantismo
• Poesia: Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Sousândrade e Castro Alves
• Romance: Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Visconde de Taunay e Bernardo Guimarães
• Teatro: Martins Pena

Final do Século XIX
• Narrativa: Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Raul Pompéia; a narrativa de Eça de Queirós
• Poesia parnasiana: Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira
• Poesia simbolista: Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens e Eduardo Guimaraens
• Literatura no Rio Grande do Sul: Partenon Literário

Início do Século XX
• Sertões, de Euclides da Cunha
• Poesia de Augusto dos Anjos
• Narrativa de Lima Barreto
• Regionalismo: Monteiro Lobato
• Regionalismo sul-rio-grandense: Simões Lopes Neto e Amaro Juvenal

Modernismo
• Características gerais do Modernismo. Semana de Arte Moderna de 1922
• Literatura brasileira e as vanguardas artísticas do começo do século XX
• Obra de Fernando Pessoa
• Poesia de Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Oswald de Andrade
• Movimento modernista no Rio Grande do Sul

Entre 30 e 45
• Romance de 30: José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Érico Veríssimo, Dyonélio Machado e Cyro Martins
• Poesia: Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles e Mário Quintana

Entre 45 e 70
• Prosa: Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Antonio Callado
• Poesia: João Cabral de Melo Neto
• Concretismo
• Crônica: Rubem Braga e Nelson Rodrigues
• Teatro de Nelson Rodrigues e Ariano Suassuna
• Tropicalismo

Depois de 70
• Narrativa: Rubem Fonseca, Dalton Trevisan e João Ubaldo Ribeiro
• Poesia da canção popular brasileira: Caetano Veloso e Chico Buarque de Holanda
• Crônica: Luís Fernando Verissimo
• Teatro: Plínio Marcos
• Ficção sul-rio-grandense contemporânea: Josué Guimarães, Moacyr Scliar, Assis Brasil, José Clemente Pozenato, Tabajara Ruas, Lya Luft, Sérgio Faraco, Charles Kiefer e Caio Fernando Abreu
• Poesia sul-rio-grandense contemporânea: Carlos Nejar e Armindo Trevisan

Postula-se, como ponto de partida, que toda comunicação e interação exercida pela linguagem se processa através de textos dos mais variados tipos e que o texto como um todo adquire sentido na situação de interação comunicativa. Isso nos leva a focalizar os enunciados textuais como manifes­tações linguísticas nos atos de comunicação e interação através da linguagem. A mensagem textual não se restringe à soma das palavras e frases que o constituem; a conexão das palavras e frases para a formação de textos, bem como a seleção e o encadeamento dos constituintes textuais, pressupõem um princípio semântico mais amplo do que segmentos isolados do enunciado, situando-se no nível do texto global. Todo estudo da função de palavras, frases e do funcionamento da língua deverá, pois, ser realizado contextualmente. Compreender-se-á facilmente que, além dos elementos estritamente linguísticos, contribuem para a estruturação do sentido textual os fatores situacionais, temáticos, lógico-cognitivos e pragmáticos.

Nesse sentido, e tendo em vista a importância que a língua estrangeira terá ao longo da vida acadêmica, cultural e profissional dos candidatos, a prova do Vestibular centrar-se-á na avaliação de uma competência textual, receptiva e produtiva, não sendo solicitados conhecimentos metalinguísticos, nem conhecimentos linguísticos desconectados da textualidade.

A prova de Língua Estrangeira Moderna avaliará essen­cialmente a capacidade de compreensão de textos, o que implica necessariamente o domínio de um vocabulário básico e o conhecimento de aspectos fundamentais da gramática. As questões serão baseadas em textos atuais, não-especia­lizados, extraídos de livros, revistas ou periódicos, devidamente adaptados, se for o caso. Serão utilizados textos ou extratos de textos de temas e gêneros diferenciados, como textos literários e, principalmente, textos veiculares: publicitários, expositivos, de divulgação científica e outros.

As questões da prova poderão ser formuladas em português ou na respectiva língua estrangeira, e serão distribuídas em três categorias.

ESTRUTURA DA PROVA
A prova será dividida em três categorias de questões:
1. Questões de Compreensão
Essas questões avaliarão a capacidade de compreender o texto como uma mensagem e identificar os seguintes aspectos:

Fatores de contextualização:
• Autoria, público-alvo, época de publicação
• Tipo e veículo da publicação
• Função dos títulos, ilustrações e disposição gráfica no texto

Conteúdo do texto:
• Tema central, palavras-chave, pontos principais e secundários
• Relações entre os diferentes pontos ou informações do texto
• Pontos de vista do autor
• Pressuposições e implícitos relevantes

Recursos linguísticos: • Uso de anafóricos, dêiticos, conectores, nominalizações e operadores argumentativos para a construção de sentido

2. Questões de Vocabulário
Essas questões avaliarão o conhecimento do candidato sobre o significado de palavras, locuções e expressões idiomáticas, por meio de:

Paráfrases
Equivalências lexicais
Oposições semânticas
Relações contextuais e formação de palavras (por composição e derivação)

3. Questões de Gramática
Essas questões avaliarão a capacidade do candidato de aplicar conhecimentos gramaticais à compreensão do texto, incluindo:

Uso correto dos elementos gramaticais:
• Nomes (substantivos e adjetivos)
• Pronomes
• Artigos
• Verbos
• Preposições
• Conjunções
• Advérbios

Correlação entre formas e construções sintáticas com significados contextuais
Identificação do que é estruturalmente correto e gramaticalmente apropriado em determinado contexto.

A prova de Matemática visa identificar a capacidade do aluno de resolver situações e problemas apresentados de forma prática, utilizando a linguagem do cotidiano, simbólica ou gráfica. A ênfase está na capacidade de raciocínio e pensamento lógico, ao invés da simples memorização de fórmulas. O exame procura avaliar a interpretação e resolução de problemas, o uso de diferentes tipos de raciocínios (dedutivo, indutivo, geométrico, algébrico, etc.) e a integração da Matemática com outras áreas do conhecimento.

CONTEÚDOS AVALIADOS:

Conjuntos Numéricos
• Números naturais e inteiros: Números primos e compostos, decomposição em fatores primos, divisibilidade, MDC, MMC.
• Números racionais: Operações com frações e em notação científica, razões, proporções, porcentagens, juros.
• Números reais: Operações e propriedades, simplificação de expressões, intervalos, valor absoluto e desigualdades. • Números complexos: Operações nas formas algébrica, geométrica e trigonométrica.

Variáveis e Funções
• Variáveis discretas e contínuas; grandezas diretamente e inversamente proporcionais; construção e interpretação de gráficos (cartesianos, por setores circulares, de barras), de tabelas numéricas e de diagramas.
• Funções reais de variável real: domínio e imagem; classificação quanto ao crescimento; representação gráfica de y=f(x) e de suas transformadas (y=f(x+k), y=f(x)+k, y=f(k*x) e y=k*f(x), com k constante real não nula); função inversa; resoluções algébrica e gráfica de equações e de inequações.
• Função linear e afim: expressão algébrica; construção e interpretação de gráficos (zeros da função, coeficientes angular e linear); resoluções algébrica e gráfica de equações e inequações de 1° grau.
• Função quadrática: expressão algébrica; construção e interpretação de gráficos (zeros da função, pontos de máximo e de mínimo, concavidade); resoluções algébrica e gráfica de equações e inequações de 2° grau.

Progressões • Sequências numéricas: Descrição pelo termo geral e por recorrência, construção e interpretação de gráficos.
• Progressões Aritméticas (PA): Termo geral, interpolação, soma dos termos.
• Progressões Geométricas (PG): Termo geral, interpolação, soma dos termos.

Logaritmo e Exponencial
• Funções exponenciais: Expressão, gráficos e propriedades.
• Funções logarítmicas: Expressão, gráficos e propriedades.
• Equações exponenciais e logarítmicas: Resolução.

Polinômios
• Polinômios: Grau, raízes e propriedades.
• Equações algébricas: Resolução, raízes simples e múltiplas.
• Funções algébricas: Expressão, gráficos, zeros da função e sinais.

Trigonometria
• Arcos e ângulos: Medidas em graus e radianos, conversão de medidas.
• Relações trigonométricas: Seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo.
• Funções trigonométricas circulares: Expressão, gráficos, periodicidade.
• Relações fundamentais: Identidades trigonométricas, fórmulas de adição e subtração.
• Resolução de triângulos: Leis dos senos e dos cossenos.

Geometria Euclidiana Plana
• Figuras geométricas planas: Polígonos, círculos, relações de congruência e semelhança.
• Áreas e perímetros: Polígonos e círculos.
• Relações métricas: Triângulos, polígonos e círculos.

Geometria Espacial
• Figuras geométricas espaciais: poliedros e poliedros regulares.
• Áreas de superfícies e volumes: prismas, pirâmides, cilindros, cones, troncos, esferas e partes da esfera.
• Relações métricas: inscrição e circunscrição de sólidos
• Superfícies e sólidos de revolução.

Geometria Analítica Plana
• Pontos: coordenadas cartesianas e polares; distância entre dois pontos e ponto médio em coordenadas cartesianas.
• Retas: equações geral e reduzida; construção e interpretação gráfica; condições de paralelismo e perpendicularismo; intersecção de retas; distância de ponto à reta e entre retas paralelas.
• Circunferência: equações normal e reduzida; construção e interpretação gráfica.
• Posições relativas entre pontos, retas e circunferências.
• Cônicas: parábola, elipse, hipérbole e seus gráficos.

Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares
• Matrizes: Construção, operações e propriedades.
• Determinantes: Cálculo e propriedades.
• Sistemas lineares: Resolução de sistemas m×nm times nm×n com m,n≤4m, n leq 4m,n≤4.

Análise Combinatória, Probabilidade e Estatística
• Princípios de contagem.
• Permutações, arranjos e combinações simples.
• Binômio de Newton: desenvolvimento e termo geral.
• Probabilidade: espaço amostral; resultados igualmente prováveis; probabilidade condicional e eventos independentes.
• Tratamento da informação.
• Medidas de tendência central e variabilidade.

A Química constitui uma área de conhecimentos de grande importância para se compreender a constituição de tudo o que nos cerca e os processos de transformação da matéria. As implicações tecnológicas, econômicas e sociais decorrentes da produção de conhecimentos nessa área justificam a necessidade de pessoas com um nível de compreensão suficiente para assumirem posicionamentos críticos diante de sua utilização. Espera-se que o aluno conheça não só os modelos teóricos em um nível atômico-molecular como também saiba relacioná-los com seus domínios empíricos correspondentes. Além disso, espera-se que saiba aproximar esses conhecimentos de aspectos de sua aplicação mais imediata em seu cotidiano e, em uma dimensão mais abrangente, em termos da utilização que a sociedade faz dele.

Com o objetivo de adequar o grau de abstração desses conhecimentos aos alunos, optou-se pela abordagem apenas dos modelos clássicos do átomo, com ênfase no modelo de Rutherford-Bohr. Da mesma forma, o estudo das ligações químicas, em especial da covalente, toma por referência a “teoria da repulsão dos pares de elétrons de valência”, que oferece possibilidades para a abordagem de geometria e polaridade das moléculas sem a utilização de modelos mais complexos sobre a natureza do átomo. Finalmente, deve ser ressaltado que estão sendo adotadas recomendações da IUPAC com relação à nova numeração dos grupos da tabela, à substituição dos conceitos de átomo-grama e molécula-grama pelo de “mol”, à exclusão dos conceitos de equivalente-grama e normalidade e à substituição da expressão “molaridade” por “quantidade de matéria por volume”.

Caracterização física de sistemas materiais
• Caracterização dos estados sólido, líquido e gasoso
• Substâncias puras, misturas homogêneas e heterogêneas
• Propriedades físicas de substâncias puras e misturas: densidade, solubilidade, ponto de fusão e ponto de ebulição
• Solubilidade: fases, soluções, coeficientes e curvas de solubilidade
• Processos de separação de misturas
• Pressão de vapor e diagrama de fases de substâncias puras
• Caracterização e identificação de processos físicos e químicos

Estrutura atômica
• Leis ponderais e relações com o modelo atômico de Dalton
• Modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr
• Modelo atômico de Rutherford-Bohr: caracterização das partículas, número atômico, elemento químico, número de massa, massa atômica, isotopia; organização dos elétrons em níveis de energia; formação de íons e séries isoeletrônicas
• Elementos químicos: representação e classificações
• Classificação periódica dos elementos: períodos e grupos ou famílias; principais famílias; relações entre a posição na tabela e a configuração eletrônica; significado da periodicidade; principais propriedades periódicas (energia de ionização, raio atômico, eletronegatividade, caráter metálico e ametálico)

Ligações químicas
• Modelos de ligações interatômicas: iônica, covalente e metálica
• Representação dos compostos através de fórmulas: eletrônica, molecular e estrutural
• Configuração espacial de moléculas. Teoria da repulsão dos pares de elétrons de valência
• Polaridade das ligações e moléculas, modelos de ligações intermoleculares: forças de Van der Waals e ligações de hidrogênio
• Propriedades dos compostos iônicos, moleculares, covalentes e metálicos e suas relações com os modelos de ligação correspondentes; limitações dos modelos

Cálculos estequiométricos para espécies químicas e reações químicas
• Massa atômica e molecular; conceito de mol e massa molar
• Determinação de fórmulas percentuais e mínimas; relações quantitativas para espécies químicas
• Relações quantitativas ponderais e volumétricas em reações químicas

Compostos inorgânicos
• Processos de ionização e de dissociação iônica (teoria de Arrhenius)
• Compostos inorgânicos: conceitos, classificações, propriedades gerais, nomenclatura dos principais compostos; principais reações envolvendo estes compostos
• Conceitos ácido-base de Brönsted-Lowry e Lewis

Reações químicas envolvendo compostos inorgânicos
• Representação de reações químicas através de equações; ajuste de coeficientes
• Reações de oxirredução: reconhecimento, determinação do número de oxidação; identificação de oxidante e redutor • Reações de síntese, análise, troca simples e dupla troca: identificação, previsão de ocorrência e dos produtos formados

Compostos orgânicos
• Características gerais dos compostos de carbono e cadeias carbônicas
• Identificação, nomenclatura e determinação de fórmulas molecular e estrutural plana de hidrocarbonetos, álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas e haletos orgânicos
• Aplicações dos principais compostos orgânicos naturais e sintéticos
• Estudo comparativo das propriedades dos compostos orgânicos: ponto de fusão, ponto de ebulição, solubilidade, densidade, caráter ácido e básico
• Isomeria plana e espacial
• Fontes naturais de compostos orgânicos: gás natural, petróleo e derivados, hulha e derivados, xisto betuminoso
• Compostos orgânicos de importância biológica: glicídios; lipídios (glicerídeos, sabão e detergência); aminoácidos e proteínas

Reações químicas envolvendo compostos orgânicos
• Reações orgânicas: reações de oxirredução envolvendo álcoois, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos e combustões totais e parciais; esterificação e hidrólise de ésteres; reações de adição de H2, X2 e H2O a alcenos e alquinos; reações de substituição: alquilação, halogenação, sulfonação e interação do benzeno, halogenação de alcenos; reações de eliminação em álcoois e haletos

Soluções
• Expressões de concentração para soluções: concentração comum, quantidade de matéria por volume, porcentagem em massa e volume
• Diluição e mistura de soluções; volumetria de neutralização
• Estudos qualitativos de propriedades coligativas; relações comparativas de efeitos coligativos em soluções moleculares e iônicas

Energia térmica em reações químicas
• Efeitos energéticos nas reações químicas, calor de reação e variação de entalpia em reações endo e exotérmicas
• Fatores que influem na variação de entalpia de reações
• Entalpias de formação, de combustão, de neutralização e de ligação
• Cálculos da variação de entalpia pela lei de Hess e pelas entalpias de ligação

Velocidade das reações químicas
• Noções sobre a teoria das colisões e a teoria do complexo ativado, energia de ativação
• Fatores que influem na velocidade das reações
• Expressão quantitativa da velocidade da reação: Lei de Guldberg-Waage e suas limitações

Estudo dos processos químicos reversíveis
• Características e condições do equilíbrio químico
• Análise de gráficos representativos do equilíbrio químico
• Estudo quantitativo do equilíbrio químico: Kc e Kp
• Deslocamento do equilíbrio químico; princípio de Le Chatelier
• Equilíbrios iônicos: características; lei da diluição de Ostwald; efeito do íon comum
• Equilíbrio iônico da água: relações quantitativas das concentrações de H+ e OH- nas soluções de ácidos, bases e sais; relações quantitativas para soluções de ácidos e bases; volumetria de neutralização e indicadores, conceitos e cálculos envolvendo pH e pOH

Energia elétrica e as reações químicas • Produção de corrente elétrica e células galvânicas: componentes, potencial padrão de eletrodos, série de potenciais, características gerais de pilhas e baterias de uso mais comum
• Eletrólise e células eletrolíticas: componentes, produtos formados a partir de soluções aquosas e ígneas, leis de Faraday.
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