Não foi aprovado no SiSU? Saiba como funcionam as listas de espera.

• Estadão

O MEC divulgou nesta segunda-feira (29) o nome dos aprovados na chamada regular do SiSU. Se você é candidato e ao abrir sua página individual no sistema encontrou a seguinte mensagem: "Você não foi selecionado na chamada regular" em uma ou nas duas opções de curso escolhidas, nem tudo está perdido.

Ainda existe a possibilidade de pleitear uma das vagas que eventualmente não forem preenchidas pelos candidatos aprovados na chamada regular. Para isso, é necessário expressar dentro do próprio sistema o interesse em participar da lista de espera para o curso escolhido.

Os candidatos têm até o dia 7 de fevereiro para se inscreverem na lista de espera. As matrículas dos que foram aprovados na chamada regular começam nesta terça-feira (30) e também vão até o dia 7 de fevereiro.

Por isso, se você foi aprovado na segunda opção de curso, mas tem esperança de que, com a sua nota do Enem, consiga entrar na primeira por meio da lista de espera, dá para fazer a matrícula no curso da segunda opção e mesmo assim se inscrever na lista.

Quem não foi aprovado em nenhuma das opções pode se inscrever na lista de espera de ambas. O MEC adverte, no entanto, que o candidato se certifique de que a manifestação de interesse foi efetivamente realizada. Ao se inscrever na lista, pelo próprio site do Sisu, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Se houver algum problema técnico, a recomendação do MEC é que o candidato entre em contato com a instituição por meio do telefone 0800 616161.

Para acompanhar a convocação da lista de espera é preciso consultar as instituições de ensino. Cada uma tem regras próprias e calendários de matrícula, e, para acessar essas informações, é preciso consultar os editais de seleção pelo Sisu de cada instituição.

Para os que não tiverem sucesso na lista de espera, ainda é possível buscar bolsas no Prouni (Programa Universidade Para Todos). Quem é egresso de escola pública vai poder se candidatar a uma bolsa parcial ou integral pelo programa e estudar em instituições privadas de ensino superior. As inscrições estarão abertas entre 6 e 9 de fevereiro.

FONTE: Estadão